Energia

Galp e Northvolt investem €700 milhões em Setúbal para conversão de lítio

Projeto de fábrica de conversão de lítio será localizado no Sapec Bay e deverá começar produção em 2025
Texto
Parque Industrial Sapec Bay em Setúbal
Parque Industrial Sapec Bay em Setúbal

Setúbal foi o local escolhido pela Galp e pela Northvolt para receber a fábrica de conversão de lítio da joint venture Aurora, anunciada em dezembro de 2021. Este projeto irá implicar um investimento estimado de 700 milhões de euros e pretende ser um primeiro passo para a criação de uma cadeia de valor integrada de baterias de lítio na Europa.

A fábrica de conversão de lítio, que deverá ser a maior e mais sustentável da europa, ficará situada no Parque Industrial Sapec Bay, em Setúbal, e não no Norte do país, como inicialmente se teria noticiado.

Em comunicado, as empresas referem que a localização escolhida tem acesso a infraestruturas, caminhos-de-ferro e instalações portuárias e é “ideal para obter reagentes e reutilizar subprodutos”.

No comunicado das empresas, o Presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, refere que “Setúbal merece este investimento. […] Estamos muito orgulhosos por este ter sido o município escolhido que, como é reconhecido, tem áreas industriais qualificadas, boas acessibilidades rodoviárias, ferroviárias e portuárias e uma cidade, um meio social e cultural igualmente atrativos.

Unidade deverá começar produção em 2025

A unidade terá uma capacidade de produção anual inicial entre as 28 mil e as 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, quantidade suficiente para criar 50 GWh de baterias por ano que permitem alimentar 700 mil veículos elétricos.

A Northvolt, empresa sueca fornecedora de células e sistemas de baterias, irá garantir o consumo de até 50% da produção da fábrica para as suas baterias.

O valor final do investimento ainda não está definido, mas espera-se que seja próximo dos 700 milhões de euros. A fábrica deverá começar a produção em 2025, sendo que as operações comerciais deverão ser iniciadas no ano seguinte.

A sustentabilidade é um fator essencial nesta nova fábrica e, como tal, os parceiros garantem que serão utilizadas energias renováveis em vez de gás natural para alimentar o processo de conversão.

Tanto a Galp como a Northvolt, que têm uma participação de 50/50 na joint venture, acreditam que a unidade terá um papel importante no desenvolvimento de baterias na Europa, essenciais para a descarbonização do setor da mobilidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal