Mobilidade

Novos elétricos da Carris vão ajudar a ligar Lisboa a Oeiras

Chegou o primeiro de 15 elétricos que ajudarão a renovar a frota do 15E da Carris pela primeira vez em 28 anos
Texto

O Elétrico 15 da Carris em breve poderá estar a ligar a Praça da Figueira à Cruz Quebrada. Para apoiar a expansão desta linha, foi feito um investimento de 43,4 milhões de euros em novos elétricos articulados e o primeiro já chegou a Lisboa.

Este veículo é o primeiro de 15 novos elétricos articulados que irão chegar até janeiro do próximo ano e que irão ajudar a renovar pela primeira vez a frota em 28 anos.

Elétrico da Carris - AWAY
Novo elétrico articulado da Carris (foto: Rafael Santos/Instagram)

O plano de expansão da linha de elétrico irá trazer de volta à vida o percurso histórico da carreira, indo até à Cruz Quebrada, e irá também oferecer uma nova solução de transporte ao concelho de Oeiras.

Por enquanto, as novas carruagens irão circular no trajeto normal do 15E da Carris, ou seja, na frente ribeirinha de Lisboa, entre a Praça da Figueira e o terminal de Algés.

Em comunicado da Parques Tejo, que faz gestão do estacionamento em Oeiras, é referido que a Câmara Municipal de Oeiras está focada em encontrar soluções de transporte mais adequadas, querendo aumentar a oferta de serviços da Carris na zona oriental do concelho, até ao Rio Jamor.

Além disso, tem vários projetos em curso como o desenvolvimento de um metro ligeiro de superfície que irá ligar Oeiras, Lisboa e Loures, e está a ser estudada a hipótese de introduzir um corredor de BRT (Bus Rapid Transit) entre a Estação da CP de Algés e a Estação de Metro da Reboleira, na Amadora.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar