Mobilidade

Pagamento contactless no Metro de Lisboa? É para breve

O Metro de Lisboa está a trocar os seus validadores nas estações para que seja possível utilizar o cartão bancário ou o telemóvel
Texto

O Metro de Lisboa prepara-se para ter um novo sistema para se pagar bilhete. Em breve, poderá ser possível usar o contactless do cartão bancário ou do telemóvel para andar no transporte público da capital, em vez de ser necessário carregar um cartão Viva Viagem. Já há estações a receber os novos leitores.

O pagamento com contactless – ou seja, por aproximação – não é uma novidade em Lisboa. A Fertagus instalou em 2022 novos validadores que aceitam o pagamento com cartão bancário e telemóvel em toda a rede existente composta por 14 estações. A Metropolitano de Lisboa está a fazer o mesmo.

Novos validadores - AWAY
Novos validadores já estão em algumas estações (foto: AWAY/DR)

Apesar de não ter sido avançado pela empresa quando é que vão passar a aceitar a nova forma de pagamento diretamente nos torniquetes, os novos validadores já estão a ser instalados. A AWAY encontrou-os na estação Alto dos Moinhos, da linha Azul do metro.

Em comunicado, a empresa de transportes públicos de Lisboa explica que estão a preparar a rede “para acompanhar as últimas tendências tecnológicas na área da bilhética, possibilitando no futuro a utilização de cartões bancários e telemóveis”.

Metro de Lisboa - AWAY
Estação Alto dos Moinhos já tem os novos validadores (foto: AWAY/DR)

Além disso, a empresa pede ainda às pessoas que usem apenas um cartão e que não passem a carteira, já que os novos validadores têm maior precisão na leitura dos dados e pode complicar a situação.

O pagamento por contactless nos transportes públicos já está disponível em outras grandes cidades da Europa. Em Edimburgo, na Escócia, é possível pagar por aproximação com o cartão bancário e com o telemóvel nos autocarros e só são descontadas viagens até ao valor máximo diário de 4,40 libras (cerca de 5 euros) ou até ao máximo semanal de 20 libras (cerca de 22,85 euros). 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal