Sustentabilidade

Ecoeficiência na Sonae Sierra evita custos de €34,9 milhões

A estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra está a dar frutos
Texto
Centro Comercial NorteShopping (foto: Sonae Sierra/divulgação)
Centro Comercial NorteShopping (foto: Sonae Sierra/divulgação)

A Sonae Sierra tem implementado um vasto conjunto de medidas que visam a eficiência ambiental e energética, tendo apostado, há mais de 25 anos na sustentabilidade como pilar estratégico e os resultados são visíveis evitando 34,9 milhões de euros em custos.

A implementação de medidas de ecoeficiência na atividade da Sonae Sierra permitiu ainda reduzir emissões de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 90% desde 2005, consumo de eletricidade em 66% desde 2002 e uma redução do consumo de água da ordem dos 40% desde 2003.

Em comunicado de imprensa, a Sierra refere que com o programa de eficiência energética Bright conseguiu ainda, desde 2012, identificar 273 iniciativas em todas as fases do programa, gerando 703 oportunidades de melhoria que conduziram à redução de 33.200 megawatt-hora (MWh) e €7,4 milhões em potenciais poupanças de energia/ano.

sonae sierra - away
Centro Comercial Vasco da Gama (foto: Sonae Sierra/divulgação)

No ano passado, a Sonae Sierra lançou o Bright 2.0, uma profunda reformulação do programa para incluir as mais recentes tecnologias. A implementação desta nova versão já permitiu identificar mais 37% de potencial redução do consumo de energia através de 172 oportunidades de melhoria identificadas, o que totaliza uma redução de cerca de 45.510 MWh e 6,8 milhões de euros em potenciais poupanças anuais (a preços de energia de 2022).

Para além das medidas na operação há um crescente portefólio de certificações ambientais, o que permite à Sierra reforçar o compromisso de tornar os ativos neutros em carbono até 2040.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Nem Maldivas, nem Bali. Praia portuguesa considerada a melhor do mundo
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D