Sustentabilidade

O teu próximo corte de cabelo pode ajudar a combater a poluição

ONG belga recolhe cabelo cortado e recicla-o para que possa ser usado na absorção de óleos e outros poluentes
Texto

O que é que os cabeleireiros podem fazer com o cabelo cortado dos clientes que normalmente acaba no lixo? Na Bélgica, podem entregá-lo ao Hair Recycle Project para que este seja reciclado e ganhe uma nova vida na proteção do meio ambiente.

O Hair Recycle Project é um projeto de economia circular da organização não-governamental Dung Dung que aproveita as propriedades do cabelo humano para limpar derrames poluentes.

Cabelo cortado - AWAY
Cabelo cortado em salões ganha segunda vida (foto: Suheyl Burak/Unsplash)

Os pedaços de cabelo recolhidos ganham a forma de uma espécie de tapetes quadrados com a ajuda de uma máquina. Posteriormente, estes podem ser usados para absorver óleos e outros hidrocarbonetos que poluem o meio ambiente.

O cabelo também pode ser transformado em sacos biocompostos (com uma composição de origem biológica).

Mas o que é que faz com que o cabelo seja um aliado no combate à poluição? Um dos fundadores do projeto, Patrick Janssen, explicou à Reuters que um quilograma de cabelo pode absorver sete a oito litros de óleo e hidrocarbonetos. Desta forma, os tapetes podem ser colocados em ralos para absorver a poluição das águas antes de estas chegarem a um rio, referiu.

Tapete de cabelo - AWAY
Tapetes de cabelo têm elevada capacidade de absorção (foto: Hair Recycle Project)

Em vez de colocarem as mechas cortadas no caixote do lixo, os cabeleireiros belgas podem pagar uma pequena taxa para a recolha de cabelo. Há já vários salões que participam neste projeto de reciclagem.

O cabelo pode ter várias finalidades depois de ser cortado. Graças à sua composição rica em nitrogénio, é por vezes utilizado como fertilizante de jardim. Quando as madeixas cortadas são longas e saudáveis, podem ser transformadas em perucas, uma ideia mais conhecida da sociedade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal