Sustentabilidade

McDonald’s transforma fardas antigas de funcionários em sacos solidários

Projeto de economia circular permitiu criar e doar 5500 sacos para famílias acompanhadas pela fundação Ronald McDonald
Texto

Ao longo dos anos, a McDonald’s Portugal tem procurado reduzir a sua pegada ambiental, desenvolvendo projetos focados no ambiente e na economia circular. O mais recente permitiu transformar milhares de fardas antigas em sacos solidários e sustentáveis.

Foi em junho de 2022 que a McDonald’s fez a atualização da roupa dos funcionários, ficando assim com 18 mil fardas que, se nada fosse feito, acabariam como resíduo têxtil.

Sacos reciclados McDonald's - AWAY
Sacos de pano reciclado McDonald's

Para evitar isso, a rede de restaurantes avançou com um projeto de economia circular que permitiu reciclar os tecidos em Portugal e criar 5500 sacos de pano 100% reciclados que foram usados para Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto para as famílias apoiadas pela Fundação Infantil Ronald McDonald.

A recolha das fardas ficou a cargo da HAVI, operador logístico da marca, e a reciclagem foi feita pela Recutex – Recuperados Têxteis. O processo utilizado implicou a triagem manual de materiais e a fiação de um novo tecido sem qualquer tingimento, algo que o torna mais sustentável. A HR Group produziu depois os sacos reutilizáveis.

Os sacos criados foram entregues com alguns produtos a famílias que têm crianças internadas em sete hospitais portugueses, em Lisboa, o Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital de Santa Maria e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca; no Porto, o Hospital de São João e o IPO; e o Hospital Pediátrico de Coimbra.

Até ao momento, foram entregues 3500 kits de acolhimento.

Este não é o único projeto de economia circular da McDonald’s Portugal que serve para apoiar a Fundação Infantil Ronald McDonald. Desde 2010 que é feita a recolha dos óleos alimentares usados para produção de biodiesel, sendo que o valor resultante da venda deste resíduo é revertido para a fundação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Plano da União Europeia vai ajudar a salvar as abelhas
Base logística do Intermarché já tem painéis solares fotovoltaicos
Antártida tem um novo iceberg 15 vezes maior do que Lisboa