Em casa, quando fritamos algo, normalmente guardamos o óleo usado e pomo-lo num contentor para ser reciclado. E no McDonald’s, em que se fritam quilos e quilos de batatas fritas todos os dias, o que acontece ao óleo? Em alguns casos, ganha uma segunda vida e transforma-se em combustível sustentável para aviação (SAF)
O McDonald’s tem apostado na economia circular e tem ajudado a dar um novo uso aos litros de óleo usados nas suas batatas fritas e snacks.
Em Dallas, nos Estados Unidos, os cinco espaços da cadeia que estão no aeroporto internacional Dallas Fort Worth participam num programa que o aeroporto tem com a Neste, uma empresa que transforma óleo de cozinha usado em combustíveis de baixas emissões.
O óleo é recolhido do McDonald’s, assim como de outros restaurantes do aeroporto, sendo tratado e transformado em SAF. O combustível é depois distribuído por várias companhias aéreas do país.
Na Europa, o óleo usado do McDonald’s é transformado em biodiesel
Dar uma segunda vida ao óleo usado não é algo novo para a cadeia de fast food. Nos Países Baixos, o óleo de cozinha dos restaurantes é transformado em biodiesel pela Neste. Este combustível é depois usado nos camiões que fazem a distribuição de produtos ao McDonald’s.
Em 2021, esta parceria permitiu transformar mil toneladas de óleo usado dos restaurantes McDonald’s neerlandeses em combustível sustentável.
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A mesma metodologia é utilizada no Reino Unido, sendo que é a Olleco a empresa responsável por converter o óleo em combustível sustentável. Aqui, a economia circular não fica apenas pelo óleo e estende-se aos restos alimentares. A Olleco recolhe o desperdício de comida das cozinhas do McDonald’s e converte-o em gás e eletricidade.