Sustentabilidade

Óleo usado em batatas fritas do McDonald’s coloca aviões a voar

Restaurantes da cadeia em Dallas, nos Estados Unidos, participa em programa que transforma óleo em combustível sustentável para aviação
Batatas fritas McDonald's (Foto: Matthias Balk/picture alliance via Getty Images)
Batatas fritas McDonald's (Foto: Matthias Balk/picture alliance via Getty Images)

Em casa, quando fritamos algo, normalmente guardamos o óleo usado e pomo-lo num contentor para ser reciclado. E no McDonald’s, em que se fritam quilos e quilos de batatas fritas todos os dias, o que acontece ao óleo? Em alguns casos, ganha uma segunda vida e transforma-se em combustível sustentável para aviação (SAF)

O McDonald’s tem apostado na economia circular e tem ajudado a dar um novo uso aos litros de óleo usados nas suas batatas fritas e snacks.

Em Dallas, nos Estados Unidos, os cinco espaços da cadeia que estão no aeroporto internacional Dallas Fort Worth participam num programa que o aeroporto tem com a Neste, uma empresa que transforma óleo de cozinha usado em combustíveis de baixas emissões.

O óleo é recolhido do McDonald’s, assim como de outros restaurantes do aeroporto, sendo tratado e transformado em SAF. O combustível é depois distribuído por várias companhias aéreas do país.

Na Europa, o óleo usado do McDonald’s é transformado em biodiesel

Dar uma segunda vida ao óleo usado não é algo novo para a cadeia de fast food. Nos Países Baixos, o óleo de cozinha dos restaurantes é transformado em biodiesel pela Neste. Este combustível é depois usado nos camiões que fazem a distribuição de produtos ao McDonald’s.

Em 2021, esta parceria permitiu transformar mil toneladas de óleo usado dos restaurantes McDonald’s neerlandeses em combustível sustentável.

A mesma metodologia é utilizada no Reino Unido, sendo que é a Olleco a empresa responsável por converter o óleo em combustível sustentável. Aqui, a economia circular não fica apenas pelo óleo e estende-se aos restos alimentares. A Olleco recolhe o desperdício de comida das cozinhas do McDonald’s e converte-o em gás e eletricidade.

Continuar a ler
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito a partir das 23 horas de hoje
E se fosses de balão ao espaço? Descobre aqui o preço de uma viagem de 6 horas
Alterações climáticas impactam nascimento das tartarugas