Sustentabilidade

Marca portuguesa transformou 6 mil litros de óleo usado em detergentes

EcoX evitou assim a contaminação de 5 milhões de litros de água em 2023
Texto
Lavar loiça (foto: Freepik)
Lavar loiça (foto: Freepik)

Numa altura em que muito se fala em economia circular, o grande valor está em transformar aquilo que poderia ser lixo num novo produto de valor. A EcoX, uma marca portuguesa que cria produtos de limpeza a partir de resíduos, conseguiu transformar cerca de 6 mil litros de óleo alimentar usado em detergentes, em 2023.

A empresa fez uma análise do seu impacto no planeta o ano passado e percebeu que, através do reaproveitamento do óleo alimentar, conseguiu produzir 55 toneladas de detergentes.

Ao utilizar óleo alimentar usado, foi possível também evitar a contaminação de mais de 4 milhões de litros de água e a emissão de perto de 8 mil quilos de CO2.

EcoX - AWAY
Detergentes da EcoX (foto: divulgação)

Para garantir o menor impacto possível, a EcoX vende os seus produtos a granel, o que fez que evitasse a utilização de 65 mil embalagens de single-use, em 2023.

A EcoX salienta que tem apenas produtos sustentáveis, biodegradáveis e vegan que podem ser adquiridos a granel. Estão presentes em cerca de 200 lojas parceiras, sendo que o objetivo para 2024 é chegar a mais lojas, assim como alargar a oferta em Espanha e chegar a mais países.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aproveita o calor de forma segura: 6 dicas para te protegeres do sol
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar