Sustentabilidade

Auchan lança detergentes sustentáveis feitos de óleo vegetal

Novos detergentes da Auchan foram criados em parceria com a Universidade de Coimbra com vista a reduzir o desperdício
Texto
Auchan lança detergentes de economia circular (foto: Tina Dawson/Unsplash)
Auchan lança detergentes de economia circular (foto: Tina Dawson/Unsplash)

O óleo vegetal usado não tem de acabar no caixote do lixo. Há várias maneiras de lhe dar uma segunda vida e foi isso que o Auchan fez ao desenvolver novos detergentes para a louça e roupa e multiusos produzidos a partir daquilo que seria um resíduo. Com esta nova aposta, a marca pretende reduzir o desperdício e promover a economia circular.

A utilização de óleos alimentares é habitual na preparação de refeições portuguesas, mas o uso frequente implica que seja substituído com regularidade. Isto resulta num grande desperdício já que, caso não seja reutilizado, o óleo é deitado fora.

Detergentes Auchan - AWAY
Nova linha de detergentes ECOX (foto: divulgação)

Os novos detergentes ECOX, como são chamados, são uma forma de dar um novo fim àquilo que seria lixo, permitindo reaproveitar os resíduos dos óleos vegetais ao mesmo tempo que oferece um produto de limpeza eficiente para os consumidores.

Para criar estes produtos, a Auchan contou com a ajuda da Universidade de Coimbra, responsável pelo desenvolvimento da fórmula líquida que reúne componentes como o glicerol e os ácidos gordos, transformando os resíduos num produto útil e amigo do ambiente.

Máquina de lavar a roupa - AWAY
Um dos novos detergentes é para a roupa (foto: Tina Dawson/Unsplash)

A escolha das embalagens não foi deixada ao acaso. São feitas a partir de 50% de material reciclado e foram pensadas para terem um menor impacto nas várias fases do processo: produção, enchimento e transporte.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos