Energia

Preço da gasolina em Portugal é mais elevado do que na Suécia

O preço de um litro de gasolina na Suécia custa em média menos 4,8 cêntimos do que em Portugal
Texto
Posto de combustível na Suécia (foto: Preem/DR)
Posto de combustível na Suécia (foto: Preem/DR)

Suécia ou Portugal? Quem tem o nível de vida mais alto? Se respondeste Suécia, estás certíssimo, mas para o nosso Governo e a sede de cobrança de impostos no setor automóvel, talvez não seja bem assim. O preço da gasolina em Portugal custa, em média, mais 4,8 cêntimos por litro do que na Suécia (dados mês de outubro - vê aqui previsão para a próxima semana). Já nem nos comparamos com Espanha… Mas vamos a contas.

Para responder à pergunta inicial recorremos aos dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Em 2022, o rendimento médio anual do trabalho per capita em Portugal situou-se nos 31.234 euros. Por seu lado o mesmo indicador na Suécia situou-se nos 47.650 euros. Um trabalhador sueco ganha, em média, mais 16.416 euros por ano do que um português.

Os dados da OCDE não surpreendem porque o custo de vida nos países nórdicos, e neste caso no nosso exemplo, a Suécia, é claramente mais alto do que em Portugal. Será mesmo?

rendimento - away
Rendimento médio na Europa (fonte: OCDE, 2022)

Gasolina mais cara 4,8 cêntimos/litro, em Portugal

Com o gasóleo a ser cada vez mais o patinho feio da equação da descarbonização dos transportes (veja-se que o crescimento dos automóveis elétricos híbridos plug-in assenta praticamente todo em motor de combustão a gasolina), as marcas têm apostado apenas na gasolina como solução para quem (ainda) quer ou necessita de um motor de combustão. Por isso, para as nossas contas escolhemos exatamente a gasolina.

Para percebermos as diferenças de preços junto do consumidor recorremos ao relatório semanal de combustíveis publicado pela Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia.

Analisando o mês de outubro, Portugal apresenta um preço médio da gasolina simples 95 de 1,796 euros/litro (1,774 euros/litro a 26 de outubro). Por seu lado a Suécia, no mesmo período, apresenta um preço médio da gasolina simples 95 de 1,740 euros/litro (1,726 euros/litro a 26 de outubro). Durante o mês em análise pudemos ainda perceber que apesar da tendência de descida (4,26% ao longo do mês, em Portugal e 3,24% na Suécia), o preço médio semanal no nosso país mantêm-se mais alto 4,8 cêntimos/litro no nosso país face aos escandinavos.

alves bandeira - away
Posto de abastecimento em Portugal (foto: Arquivo AWAY)

A culpa do preço da gasolina é dos impostos

Simplificando a análise, e sem surpresa, constatamos que o preço da gasolina em Portugal obriga-nos a gastar mais quase 5 euros por cada 100 litros do que um sueco. Mas onde está o problema?

Novamente recorrendo aos dados oficias da União Europeia, fomos verificar o preço dos combustíveis, antes de impostos, na última semana com dados disponíveis (23 de outubro). Em Portugal o preço médio da gasolina simples 95 antes de impostos é de 0,864 euros/litro, o que corresponde a 48,7%. Na Suécia é de 0,856 euros/litro, o que corresponde a 49,6% do preço médio de venda ao público. Confuso?

combustiveis impostos - away
O Imposto sobre os produtos petrolíferos é agravado pelo IVA (foto: AWAY)

O ponto em comum são os impostos. Mas os preços em Portugal têm um truque. É que o Governo está, neste momento, a colocar um travão no aumento do preço dos combustíveis através do mecanismo de compensação que efetua a devolução do diferencial de cobrança de IVA em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos. Esse valor ronda atualmente 23 cêntimos por litro.

Em 2024, se o travão deixar de existir ou for mitigado, o diferencial de preço da gasolina em Portugal dispara face à Suécia. Afinal temos mesmo um nível de vida superior aos suecos… do ponto de vista da fiscalidade automóvel, claro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida