Energia

Dados oficiais: gasóleo subiu 11,8 cêntimos e gasolina desceu 1,8 cêntimos

Informação de mais de 2400 postos de combustível permitem perceber a média nacional de preço dos combustíveis
Combustíveis (Foto: F. Agustein/AP)
Combustíveis (Foto: F. Agustein/AP)

Durante o dia de ontem (13 de junho) multiplicaram-se as reclamações devido ao fortíssimo aumento do gasóleo, tal como estimado na passada sexta-feira. E infelizmente esse aumento veio mesmo a confirmar-se com vários locais a apresentarem valores acima de 2 euros.

A AWAY, na passada quinta-feira, realizou a sua previsão de uma subida do preço do gasóleo entre 10 a 12 cêntimos por litro. E para a gasolina fizemos a previsão de uma manutenção ou ligeira descida do preço.

Durante o fim de semana, várias previsões estimavam aumentos de 13 cêntimos no gasóleo e descidas de 3 cêntimos na gasolina.

Qual foi a variação do preço dos combustíveis?

Fomos consultar hoje, dia 14 de junho, o site oficial da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), entidade oficial que faz o acompanhamento da evolução do preço médio de venda ao público, tendo por base informação real enviada pelos titulares de licença de exploração dos postos de abastecimento de combustível.

De acordo então com a DGEG, o preço médio da gasolina simples 95 foi, ontem, dia 13 de junho, de 2,17 euros por litro. Esta é a média obtida em 2418 postos de combustível em território nacional.

Ou seja, como o preço da gasolina, na passada sexta-feira, dia 10 de junho, era de 2,188 euros/litro, podemos afirmar que a descida correspondeu a uma média de 1,8 cêntimos por litro.

Já no que respeita ao gasóleo simples, de acordo com os dados oficiais recolhidos junto da DGEG, o preço médio de venda ao público, nesta segunda-feira, foi de 2,024 euros por litro. Esta média corresponde à informação recolhida junto de 2427 postos de combustível.

Uma vez mais, acedendo à informação oficial é possível verificar um preço médio de venda ao público, no passado dia 10, de 1,906 euros/litro. Quer isto dizer que o gasóleo simples teve uma subida média de preço de 11,8 cêntimos por litro.

Os preços médios diários, publicados pela DGEG são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros

Continuar a ler
Home
Conferência dos Oceanos 2022 em Lisboa até 1 de julho
Subida de água no planeta. Vê aqui este projeto de sensibilização em Copenhaga
Estão a aparecer microplásticos em gelo na Antártida