EUA à beira de um ataque de nervos com gasolina a superar 5 dólares/galão

Gasolina 87 octanas ultrapassa, pela primeira vez, os 5 dólares por galão (3,79 litros) nos Estados Unidos
Texto
Combustíveis (Foto: Marta Lavandier/AP)
Combustíveis (Foto: Marta Lavandier/AP)

O preço da gasolina "regular" nos Estados Unidos da América atingiu, no passado sábado dia 11 de junho, o histórico valor de U$5,004/galão. Parece-te muito? Vamos lá perceber as diferenças para o nosso país!

De acordo com Associação Automobilística Americana (AAA), citada pela Reuters, é primeira vez que a gasolina regular sem chumbo de 87 octanas superou a média dos 5 dólares por galão.

Para teres uma ideia do que isso representa a cotação do dólar está a valer cerca de 0,95 euros e 1 galão são aproximadamente 3,7854 litros.

Ou seja, se um americano gastar 5,004 dólares para abastecer 3,7854 litros, significa que está a gastar cerca de 1,322 euros/litro

Razões para ataque de nervos? Sim, mas, por exemplo, se alugarem um carro em Portugal rapidamente vão perceber que terão de gastar mais 1 euro por litro do que na sua terrinha

Nos EUA a gasolina regular sem chumbo de 87 octanas é referenciada como a mais “pobre” (na verdade ainda há postos com "pelo menos" 85 octanas), sem aditivos e por isso, a mais utilizada em todo o território em especial fora das grandes cidades onde os carros (menos modernos) não tem grande exigência em termos combustível.

Atualmente é normal os postos mais modernos já terem uma gasolina “média” com 89 octanas a par de 91, 92 ou 93 octanas (as consideradas “ultra” ou “premium”, consoante as insígnias).

De uma forma simplificada a gasolina de 87 ou 89 octanas nos Estados Unidos é equivalente à gasolina simples 95 em Portugal. A gasolina de 90 octanas é aquela que chamamos 95 aditivada e a gasolina 93 ou mais octanas é similar à gasolina 98 aditivada.

Ah, e já agora é um mito que a gasolina nos EUA seja de qualidade inferior à Europeia. Tens é muito mais oferta por onde escolher e, tal como na Europa, tens combustíveis que podem proporcionar um melhor rendimento ou eficiência, no teu carro em concreto, melhores do que outros!

Fotos: (Associated Press/Direitos Reservados)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias