Cidades

Lisboa poderá ter Hub do Mar com investimento de €31 milhões do PRR

Novo hub tem como objetivo acolher empresas ligadas ao mar de forma a potenciar criação de valor através de inovação, tecnologia e ciência
Texto
Hub do Mar, na Doca de Pedrouços
Hub do Mar, na Doca de Pedrouços

O primeiro passo para o desenvolvimento de um novo hub ligado ao mar, em Lisboa, foi dado com a candidatura aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto Hub do Mar deverá ser instalado na Doca de Pedrouços e espera-se um financiamento de 31 milhões de euros para o executar.

O edifício, que ficará ao lado da Fundação Champalimaud e da Fundação Gulbenkian, será para acolher várias empresas na área do mar, de forma a potenciar a criação de valor através da inovação, da tecnologia e das ciências.

Para o desenvolvimento do projeto, foi assinado um acordo de consórcio entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade de Lisboa, a Docapesca, o Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o Fórum Oceano, numa cerimónia que contou com a presença do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, acredita que o conceito da Fábrica de Unicórnios, um espaço onde se desenvolvem startups que sejam avaliadas em mais de mil milhões de dólares, aplica-se ao hub, já que a ideia do hub é que, com a ajuda da ciência e das grandes empresas, as startups que entram consigam crescer e ganhar valor.

O investimento de 31 milhões de euros do PRR será a fundo perdido e servirá para construir o edifício Shared Ocean Lab que irá ter vários laboratórios para diferentes tipos de atividades da economia azul e espaços cientificamente equipados, inclusivamente biorefinarias.

O espaço na Doca de Pedrouços vai ainda contar com um espaço dedicado a um banco nacional de recursos marinhos, assim como um datacenter associado ao Hub Azul, a Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, que inclui Lisboa, Oeiras, Porto, Matosinhos, Algarve, Peniche e Açores.

Fotos: José Sena Goulão/Lusa, Daniel Lobo/Flickr e Alex Paganelli/Unsplash

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal