Cidades

Investimento de €1,5 milhões em Vila Real pretende diminuir perdas de água

Investimento pretende diminuir as perdas de água no concelho que atualmente é de cerca de 22%
Texto
Vila Real vai melhorar perdas de água na rede
Vila Real vai melhorar perdas de água na rede

A Águas do Interior Norte (AdIN) anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros que visa combater as perdas de água na rede de distribuição do concelho de Vila Real.

Apesar de o concelho estar num bom nível de eficiência, ainda se registam perdas à volta dos 22%.

Eficiência é poupar água. É consumirmos apenas o que for necessário e aquilo que for necessário que seja bem medido, bem controlado para que, de facto, só paguemos aquilo temos necessidade de consumir”, afirmou em conferência de imprensa o presidente do conselho de administração da AdIN, Carlos Silva.

Desta forma, o investimento de 1,5 milhões de euros irá ser usado na implementação de pontos de medição, colocados na sua grande maioria à saída dos reservatórios de distribuição, e a instalação de industrialização e acessórios de controlo em falta nos reservatórios.

O novo sistema que vai ser implementado vai ajudar a antecipar e detetar roturas, mesmo as que não são visíveis. Ao tornar mais eficiente o sistema, a empresa espera baixar o preço do bem para os cidadãos.

De momento, está também a decorrer um projeto para aumentar a taxa de cobertura de saneamento que neste momento está a 81%. O projeto que tem um investimento de cerca de 10 milhões de euros vai permitir aumentar a cobertura para 84%, valor dentro da média nacional.

(Fotos: Pexels, Unsplash e Vitor Oliveira/Flickr)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal