Sustentabilidade

Guardiões dos Rios vão proteger os cursos de água de Santa Maria da Feira

Equipa especial vai garantir a vigilância periódica e reforçada das zonas ribeirinhas e atuar sobre descargas indevidas
Texto
Guardiões dos Rios por Indaqua
Guardiões dos Rios por Indaqua

Santa Maria da Feira vai ter uma equipa dedicada à monitorização dos rios e ribeiros do município, pronta para exercer uma fiscalização mais apertada a descargas industriais e a responder prontamente a alertas da própria população.

A criação dos “Guardiões dos Rios”, nome desta equipa da Indaqua Feira, empresa gestora do abastecimento de água e gestão de águas residuais no concelho, resulta de um protocolo de colaboração assinado entre esta, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Agência Portuguesa do Ambiente, com vista à despoluição das bacias hidrográficas deste município.

Ainda que as ações de proteção ambiental e o alargamento de redes e de infraestruturas que recolhem, encaminham e tratam águas residuais se tenham traduzido numa melhoria generalizada da qualidade dos cursos de água de Santa Maria da Feira, verifica-se que estes continuam a estar sujeitos a descargas indevidas de águas residuais de origem industrial e também doméstica

Com os “Guardiões dos Rios”, serão mais facilmente detetadas e fiscalizadas as possíveis descargas indevidas de saneamento, ao mesmo tempo que haverá uma maior dissuasão sobre outros tipos de ações poluidoras dos cursos de água.

A equipa irá garantir a vigilância periódica e reforçada das zonas ribeirinhas e ficará responsável por monitorizar clientes industriais, assegurando o cumprimento da qualidade do saneamento descarregado para as linhas de água.

Assinado, de forma simbólica, no Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de março, o protocolo entre as três entidades envolvidas estabelece que a Agência Portuguesa do Ambiente ficará responsável pela instrução dos processos de contraordenação, sempre que se confirmem casos de contaminação do meio ambiente.

A Indaqua Feira, por seu turno, vai reforçar a capacidade de resposta às denúncias de potenciais casos de poluição que cheguem à sua linha de emergência (256 371 510).

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente