Mobilidade

7 conselhos para conduzires em segurança em dias de chuva

A chover, os cuidados na estrada são redobrados. Vê os nossos conselhos para manteres a segurança na estrada
Texto

Por mais segura que seja a tua condução no dia a dia, quando chove, há que ter cuidados redobrados. É, por isso, essencial adaptar a condução e a velocidade às condições atmosféricas.

Com mau tempo, a visibilidade diminui, assim como a aderência à estrada e torna-se essencial ter cuidados redobrados quando se está ao volante. Vê os nossos conselhos rápidos para conduzires em dias de chuva.

7 pontos importantes a ter em atenção quando conduzes em dias de chuva

1. Verifica as escovas antes de te fazeres à estrada

Para teres visibilidade quando chove, é essencial que as escovas estejam a funcionar bem, sem impurezas que impeçam a correta limpeza do para-brisas. Certifica-te também que não estão demasiado secas e que não precisam de ser trocadas.

2. Certifica-te que o sistema de desembaciamento está a funcionar

Com as janelas fechadas, é normal que os vidros fiquem embaciados. O sistema de desembaciamento tem de estar a funcionar em pleno para que tenhas sempre o vidro limpo.

Conduzir à chuva - AWAY
É importante manter a distância de segurança 

3. Dá uso à iluminação mesmo que não seja de noite

Com mau tempo, é normal que o dia fique mais escuro. Liga os médios em caso de necessidade para garantir que os outros te veem na estrada.

4. Atenção à velocidade

Cumprir os limites de velocidade é sempre essencial, mas em dias de chuva às vezes é necessário circular abaixo dos limites legais. Adapta a tua velocidade às condições meteorológicas.

5. Mantém a distância de segurança

Com as estradas molhadas, as rodas do teu carro podem não aderir tão bem quando travares. Para evitar acidentes, mantém uma boa distância do carro da frente e vais ter mais tempo para reagir em caso de travagem brusca.

Conduzir à chuva - AWAY
Atenção aos lençóis de água

6. Atenção aos buracos e lençóis de água

Em Portugal, a condição das estradas faz com que, por vezes, se formem poças e lençóis de água. Conduz com especial prudência em zonas com muita água e se passares por um lençol, reduz a velocidade com o motor e não com os travões.

7. Vê o estado dos pneus

Ter os pneus em bom estado é sempre importante para se garantir a segurança na estrada, mas torna-se ainda mais relevante em dias de chuva.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
7 conselhos para conduzires em segurança em dias de chuva
Novo Dacia Spring traz novo design e mais equipamentos
Circulação de comboios na Linha de Cascais com cortes este fim de semana