Atualidade

Humidade e bolor em casa? 7 dicas para enfrentar o problema este inverno

Se a humidade em casa te está a deixar louco, então este artigo foi pensado para ti. Vê como manter o bolor fora das tuas paredes
Texto

Tem sido o tema deste inverno: os níveis de humidade dentro de casa e o bolor que começa a surgir não só nas paredes, como na roupa, nos móveis… em todo o lado, na verdade. Bem sabemos que parece uma batalha inglória, mas há forma de controlar este problema que tem dado que falar.

Os produtos de limpeza têm sido uma grande ajuda nestes últimos dois meses. Ainda assim, há alguns truques para ajudar a evitar que o bichinho verde comece a surgir. O segredo é conseguir controlar a humidade em casa e tentar manter os níveis abaixo dos 50%, refere o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.

Humidade em casa - AWAY
Casas com mais humidade do que o normal (foto: Kaffebart/Unsplash)

Antes de qualquer dica que possamos dar, é importante perceber se o problema não será estrutural. Se houver uma infiltração ou uma fuga numa parede, janela, porta ou telhado, não há mezinha ou truque que safe, só mesmo obras. Se já eliminaste esta hipótese e a tua humidade é toda fruto de condensação, então continua a ler.

7 dicas para controlar a humidade e manter o bolor longe de casa

1. Arejar, arejar, arejar.

Abrir as janelas no inverno pode parecer pouco (ou mesmo nada) apetecível, mas é essencial para ventilar a casa. Basta fazê-lo por umas horas. Só não te esqueças de desligar o aquecimento antes para não perderes calor.

2. Quando cozinhares ou tomares banho, fecha a porta e põe a ventoinha a funcionar

São duas coisas que geram muita humidade em casa e, por isso, o melhor é tentar evitar que esta se espalhe por outras divisões. Quando cozinhares ou tomares banho, fecha a porta e liga o exaustor ou o extrator. Quando terminares, e se tiveres uma janela, é hora de a abrir para ajudar a dissipar a água que fica no ar.

Cozinhar - AWAY
Cozinhar gera muito vapor e condensação (foto: Gary Barnes/Pexels)

3. Roupa a secar só na máquina ou no exterior

Secar a roupa dentro de casa durante o inverno é uma prática muito comum. O problema é que sem ventilação, toda a água que sai da roupa fica nas paredes e no teto e contribui para o surgimento de bolor.

4. O desumidificador é o teu melhor amigo

desumidificador é um aliado de força a tirar a humidade do ar. O truque é escolher o local ideal para o deixar a trabalhar e ir tirando a água sempre que fica cheio. Vais ficar surpreendido com a velocidade a que o depósito enche.

Sal - AWAY
Sal absorve água (foto: Jason Tuinstra/Unsplash)

5. Giz, bicarbonato de sódio ou sal absorvem humidade

Se sentes que tens muita humidade nas gavetas e nos armários, o giz, o bicarbonato de sódio ou o sal são excelentes para capturar esta água. Basta pôr em saquinhos e colocar num canto. Quando estiverem molhados, troca. Em alternativa, há pequenos desumidificadores próprios para espaços fechados.

6. Se tiveres superfícies de madeira crua, passa verniz

A madeira absorve muita humidade e se não estiver tratada, a probabilidade de surgir bolor é muito grande. Evita-o passando verniz para criar uma camada de impermeabilização. 

7. Mantém os móveis afastados das paredes exteriores

As paredes que partilhas com a rua devem ficar livres que é a zona que mais ganha humidade e mais propensa a desenvolver bolor. Desta forma, é possível controlar se há ou não contaminação e limpar prontamente, ao mesmo tempo que se evita que os móveis fiquem danificados.

Bolor - AWAY
Este ano, bolor não tem dado tréguas (foto: Olena Shmahalo/Unsplash)

De onde vem tanta humidade este ano?

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os níveis de humidade têm sido considerados anormais, estando entre os 90% e os 100%. Isto tem acontecido devido a grandes chuvadas e às temperaturas demasiado elevadas para a época.

Em dezembro, foi quando este fenómeno mais se notou. A precipitação foi 174% superior ao valor normal e foi o mês de dezembro mais quente dos últimos 92 anos. Isto fez com que a quantidade de vapor de água na atmosfera tenha estado particularmente elevada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano