Energia

5 dicas para aumentares a eficiência da tua caldeira e poupares dinheiro

Thermor, empresa especialista em soluções de conforto térmico, faz recomendações que podem fazer a diferença na conta da energia
Texto
Dicas para utilizar a caldeira doméstica no outono
Dicas para utilizar a caldeira doméstica no outono

Com o verão quase a terminar e a temporada de dias mais frios a começar a aproximar-se, torna-se particularmente importante saber como utilizar e manter uma caldeira doméstica, já que o seu funcionamento de forma eficiente se pode traduzir em poupança na fatura de energia.

Com a ajuda da Thermor, especialista em soluções para o conforto em casa, deixamos aqui cinco dicas para tirares melhor partido da tua caldeira e, assim, poderes tornar a tua casa mais sustentável. A começar com o tema das revisões, que deverão ser feitas com periodicidade anual, pois só assim é possível garantir um funcionamento eficiente, sem desperdícios e eficaz.

Termoestato (Foto: Corgi HomePlan/Flickr)

A pressão e temperaturas ideais de funcionamento de uma caldeira doméstica são dúvidas que assolam muitos utilizadores, mas que a Thermor também ajuda a esclarecer. No caso da pressão, o ideal é que não esteja nem demasiado baixa (dessa forma o sistema não funciona em plenas condições) nem demasiado alta (caldeira por sobreaquecer ou podem surgir fugas de água). Se tens dúvidas sobre a pressão, pede que esse ponto seja visto na revisão anual.

Quanto à temperatura, a Thermor salienta que a mais correta depende da zona do país onde a caldeira está instalada, assim como a dimensão da casa em questão. Ainda assim, aponta os 75 graus como o valor indicativo para manter a casa confortável. Já no caso dos banhos, o ideal será colocar a temperatura da caldeira nos 50 graus.

A caldeira doméstica pode ou deve estar ligada o dia todo? – perguntam muitos utilizadores. De acordo com a empresa especialista em soluções de conforto térmico, a caldeira pode estar ligada em modo standby (consumindo muito pouco), mas a recomendação é ligá-la apenas quando é necessário aquecer a casa, período durante o qual estará sim a consumir energia.

A última dica que deixamos prende-se com os radiadores situados em divisões não usadas, em concreto se devem ou não estar ligados. A única situação em que é recomendado desligá-los é quando a divisão em questão não é utilizada no dia-a-dia, devendo haver o cuidado de fechar a respetiva porta para que o ar frio não invada as restantes divisões aquecidas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano