Atualidade

8 dicas para te manteres quente este inverno a gastar pouco dinheiro

As temperaturas desceram, as casas estão mais frias, mas a eletricidade está cara. Vê alguns truques simples para te aqueceres
Texto

Parece que o inverno tardou, mas não deixou de marcar presença. E se no início de janeiro se faziam notícias sobre as temperaturas elevadas para a altura do ano, agora o tema é o frio que parece ter chegado em força.

As casas estão frias e aquecê-las fica cada vez mais caro, não estivéssemos a enfrentar uma crise energética. Mas no meio disto, temos boas notícias. É possível manteres-te quente sem gastar muito dinheiro (ou até sem gastar nada). Vê as nossas dicas para enfrentares os dias gélidos sem teres de ligar o aquecedor.

Frio - AWAY
Manta e chá para os dias frios (foto: Amin Hasani/Unsplash)

8 truques para não teres frio no inverno

1. Atenção às janelas e às portas

Janelas e portas mal isoladas deixam entrar frio e corrente de ar. Para evitar isto, há várias opções no mercado desde os clássicos rolos até às fitas de calafetagem que eliminam as pequenas frestas.

2. Usa meias

Como é que uma pequena peça de roupa pode fazer toda a diferença? Porque as nossas extremidades ajudam-nos a regular a temperatura corporal. Logo, ao sentirmos os pés quentes, sentimos o resto do corpo também mais quente.

Meias para aquecer - AWAY
Meias ajudam a controlar temperatura do corpo (foto: Pixabay)

3. Dá uso aos cortinados

Portugal é um país com muito sol e este é teu amigo em dias de frio. Durante o dia, abre as cortinas e deixa que os raios iluminem a tua casa. À medida que escurece, fecha-as. Quanto mais grossas forem as tuas cortinas, mais te protegem de possíveis correntes de ar que possam entrar pelas janelas.

4. Usa o forno para cozinhar

Se no verão a dica mais comum é manter o forno desligado, no inverno a sugestão é precisamente a contrária. Opta por usar este eletrodoméstico para cozinhar já que vai ajudar a aquecer a divisão e deixa a porta do forno aberta depois de o desligares.

Forno - AWAY
O forno ajuda a aquecer (foto: Tyson/Unsplash)

5. Atenção à tua cama

Se não tens por hábito fazer a cama logo de manhã, está na hora de o ganhar. Uma cama desfeita está mais fria à noite. Opta também por usar lençóis de flanela ou térmicos já que estes não arrefecem tanto mesmo nos dias mais frios.

6. As mantas são as tuas melhores amigas

É provavelmente a sugestão mais clássica de sempre, mas é porque funciona. Se vais estar parado no sofá (ou na cadeira), embrulha-te num cobertor quente para não arrefeceres.

Manta para aquecer - AWAY
A clássica manta é uma ajuda (foto: Isabelle Taylor/Pexels)

7. Fecha a porta das divisões

O calor sai pelas portas e janelas abertas. Por isso, o melhor mesmo é fechar as portas de cada divisão, especialmente daquelas que não usas com tanta frequência.

8. Coloca tapetes no chão da casa

Os tapetes ajudam a que haja menos perdas de calor através do chão. Além disso, este elemento que muitos consideram simplesmente de decoração também tem a particularidade de criar uma camada entre os pés e o chão frio, produzindo uma sensação de conforto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal