Novo carro elétrico chinês copia silhueta e frente do Porsche Panamera

Alguém em Estugarda deve estar a contactar advogados e a preparar já a chamada para a Ora da Great Wall Motor
Texto

A Ora é uma das marcas de luxo de um dos maiores grupos chineses automóveis, a Great Wall Motor (GWM), e agora, de acordo com informações publicadas na imprensa local, parece inclinada para lançar o familiar elétrico Lighting Cat (LC) na Europa. Mas parece existir um pequeno problema.

Depois de cópias inacreditáveis do Beetle (Ora Punk Cat) e do Smart (Ora Adora), os responsáveis da Ora parece que não aprenderam a lição, e, alegadamente já com alguns processos às costas, preparam mais uma investida na Europa com um modelo que parece… uma mistura de Porsche 911 com Panamera.

Vê o vídeo abaixo do lançamento no China Auto Show em 2021 do Flash Cat Concept, que dá origem ao LC.

OK. Talvez seja ofensa aos modelos da marca de Estugarda, mas lá que existem parecenças isso ninguém poderá negar.

As marcas chinesas até parecia que já tinham desistido deste tipo de “inspiração”, e, neste caso, até se olhar de traseira não verá nenhum Porsche (felizmente!), mas já na dianteira e lateral é por demais evidente. O fabricante chinês diz que este modelo é baseado no crossback Ora Hao Mao (que claramente também não parece um Porsche...)

Ora Hao Mao (Foto: CNC/Todos os direitos reservados)

As imagens reveladas (ver galeria e vídeo acima) mostram um modelo elétrico, que de acordo com dados oficiais terá 4,88 metros de comprimento e 1,86 de largura.

Sim, isto também é por demais evidente e semelhante, já percebeste, a um Porsche Panamera!

Ora Adora (Foto: CNC/Todos os direitos reservados)

As únicas informações técnicas existentes, sugerem potências entre os 150 e 295 kW (máximo de 400 cavalos), autonomia a rondar os 700 quilómetros e velocidade máxima abaixo dos 4 segundos.

De acordo com a imprensa oriental a comercialização, fora de território local, deverá começar na Tailândia, Indonésia, Malásia, talvez ainda América do Sul, e, só depois rumará ao Reino Unido e Europa central. Isto se na Alemanha não se fizerem ouvir juízes, que entretanto obriguem a que o modelo europeu receba alterações suficientes para não se confundir, aliás, como a Volkswagen já fez com o Punk Cat que teve de ser alterado para ser comercializado na Europa (vê abaixo as semelhanças com o Carocha!).

Ora Punk Cat (Foto: CNC/Todos os direitos reservados)

A tecnologia e luxo a bordo surge na imprensa chinesa como um dos destaques do Ora LC, mas é normal que as especificações orientais sejam muito diferentes das europeias. Já os mostradores… déja vu… com que modelos? Pois… verifica na galeria de imagens todas as parecenças!

O preço na origem ronda os 200 mil yuan (cerca de 29,5 mil euros), antes de impostos. Não há quaisquer indicações da chegada deste modelo a Portugal.

Fotos: CNC/Todos os direitos reservados

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal