Mobilidade

Novos pneus para veículos elétricos, primeiro na China e depois na Europa

Falken e Dunlop vão ter pneu com elevada eficiência energética, ideal para viaturas elétricas, já no próximo ano
Texto
Pneu "verde" da Falken
Pneu "verde" da Falken

O fabricante de pneus Sumitomo Rubber Industries, dono das conhecidas marcas Dunlop e Falken, anunciou o lançamento para abril, no mercado chinês, do seu primeiro pneu concebido especialmente para veículos elétricos, Falken e. ZIEX. Em 2023, a sua subsidiária Falken Tyre Europe, irá lançar na Europa o mesmo modelo de pneu destinado ao mercado de substituição.

De acordo com o fabricante japonês, o novo pneu está entre os melhores por si produzidos no que à eficiência energética diz respeito, uma das principais preocupações no seu desenvolvimento a par da redução do ruído.

Pneu com elevada eficiência energética

Tendo como premissa o facto de os automóveis elétricos exigirem pneus com menor resistência ao rolamento, por forma a permitir o incremento da autonomia com um único carregamento, a Sumitomo Rubber Industries fez uso da sua tecnologia de desenvolvimento de materiais para conseguir novos compostos de borracha. Aplicados no fabrico do modelo e. ZIEX, estes combinam eficiência energética com um desempenho superior em piso molhado e ao nível da estabilidade da direção.

Para diminuir o ruído provocado pelos novos pneus destinados a veículos elétricos, fator que assume uma importância ainda maior pelo facto destes serem particularmente silenciosos, o fabricante aplicou a sua tecnologia “Silent Core”, composta por esponjas amortecedoras de ruído. Por outro lado, os próprios pneus são mais leves do que os convencionais, o que contribui para a poupança de recursos e para um menor impacto ambiental.

Também o design foi alvo de especial atenção na conceção do novo e. ZIEX, com a Sumitomo Rubber Industries a aplicar a sua técnica exclusiva "Nano Black", que permite produzir logótipos laterais em tons de preto mais profundos e vívidos.

Fábrica da Falken

Goodyear, Pirelli e Michelin na corrida

A Goodyear também desenvolveu recentemente um pneu específico para veículos elétricos (ElectricDrive GT). Destinado ao mercado de substituição, promete um baixo nível de ruído e uma elevada aderência em piso seco e piso molhado.

Por seu lado a Pirelli, também conhecida pelo seu famoso calendário, produziu um novo pneu com certificação de sustentabilidade ambiental destinado a equipar em exclusivo o BMW X5 Plug-in Hybrid.

Já a Michelin parece para já focada em competição e revelou recentemente pneus para o Campeonato Mundial de Moto-E com 33 a 40 por cento de materiais sustentáveis.

(Fotos: Divulgação/Falken)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai nascer uma mega central solar fotovoltaica no Alto Alentejo
Preço dos combustíveis desce na próxima semana 12 a 18 de dezembro
Tecnologia Nissan e-Power nos novos Qashqai e X-Trail