Energia

CTT aposta na eletrificação com mais de 500 pontos de carregamento elétrico

Rede de carregamento foi instalada pela EDP
Texto
CTT com nova rede de carregamento instalada pela EDP (foto: divulgação)
CTT com nova rede de carregamento instalada pela EDP (foto: divulgação)

Os CTT – Correios de Portugal estão a apostar na eletrificação da sua frota e, para apoiar a transição, instalaram novos carregadores de veículos elétricos. A rede de carregamento privado foi instalada pela EDP em localizações em Portugal Continental, na Região Autónoma da Madeira e na Região Autónoma dos Açores.

Esta que é a maior rede de carregamento privada instalada pela EDP em Portugal é composta por 550 pontos de carregamento em 110 localizações que vão fornecer energia para os mais de 700 veículos elétricos e híbridos na frota dos CTT.

Rede elétrica - AWAY
Rede dos CTT (foto: divulgação)

Os carregadores estão a ser instalados em armazéns, lojas e centros de distribuição dos CTT de forma a se criarem hubs de mobilidade elétrica nestes locais. A rede de carregamento é monitorizada através de uma plataforma digital e é feita a gestão inteligente da rede.

A frota sustentável dos CTT percorre aproximadamente 13.200 quilómetros por dia e a empresa já tem cinco centros de entre “verdes”, que que a distribuição é feita sem emissões de CO2.

Rede de carregamento - AWAY
CTT tem mais de 700 veículos eletrificados (foto: divulgação)

Os CTT estão a trabalhar na descarbonização e têm como meta que 50% dos veículos sejam elétricos nas entregas de últimos quilómetros até 2025 e de 100% até 2030. Também querem garantir que até 2030, a atividade rodoviária subcontratada utiliza 4% de veículos verdes.

A EDP e os CTT têm em curso uma parceria estratégica para a transição energética que engloba fornecimento de eletricidade renovável e a criação de cerca de 40 bairros solares por todo o país, com a instalação de painéis solares nos edifícios da empresa de correios.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade