Mobilidade

Baterias elétricas: BMW investe €100 milhões em centro de testes

BMW quer ter um dos mais avançados locais de teste para veículos elétricos em toda a Europa, até 2026
Texto
Complexo industrial de Wackersdorf, na Alemanha (foto: BMW)
Complexo industrial de Wackersdorf, na Alemanha (foto: BMW)

A BMW anunciou a construção um novo centro de testes para baterias de veículos elétricos, num investimento de cerca de 100 milhões de euros, a ser concluído em 2026.

Um edifício histórico construído na década de 1980 localizado em Wackersdorf, no centro-leste do estado da Baviera (Alemanha), irá receber a nova unidade de testes que será integrada nas estruturas existentes e transformar o local num importante centro da estratégia de eletrificação da marca alemã.

O Grupo BMW, que detém ainda a Mini e Rolls-Royce, deverá começar a utilizar este novo centro de testes de baterias de alta voltagem a partir de 2024. O centro irá partilhar o espaço com o atual hub de tecnologia de onde neste momento são produzidos tabliers e em breve portas para modelos. Rolls-Royce, entre outros elementos.

bmw - away
Novo modelo elétrico BMW i5 M60 xDrive (foto: divulgação)

A unidade estará distribuída numa área de operação de 8.442 m2, onde baterias para veículos elétricos e outros componentes do sistema elétrico poderão ser desenvolvidos e testados nas mais diversas condições, 24 horas por dia, antes da entrada em produção.

De acordo com a informação divulgada em comunicado de imprensa, o investimento de 100 milhões de euros irá centrar-se na adaptação da tecnologia existente para os novos elementos de bancos de teste e na atualização da infraestrutura do edifício principal originalmente concebido como estação de reprocessamento de peças.

Wackersdorf - away
Edifício histórico em Wackersdorf, na Alemanha (foto: BMW)

Na fase final de implementação desta unidade ficará ainda disponível um novo local para realizar testes a veículos elétricos, submetendo-os a rigorosos testes de vibração, colisão e utilização intensiva ou resistência.

Quando estiver completamente pronto, o novo centro em Wackersdorf será um dos mais avançados em toda a Europa permitindo maior autonomia de todo o processo de qualidade dos veículos e soluções elétricas do Grupo BMW.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável