A BMW anunciou a construção um novo centro de testes para baterias de veículos elétricos, num investimento de cerca de 100 milhões de euros, a ser concluído em 2026.
Um edifício histórico construído na década de 1980 localizado em Wackersdorf, no centro-leste do estado da Baviera (Alemanha), irá receber a nova unidade de testes que será integrada nas estruturas existentes e transformar o local num importante centro da estratégia de eletrificação da marca alemã.
O Grupo BMW, que detém ainda a Mini e Rolls-Royce, deverá começar a utilizar este novo centro de testes de baterias de alta voltagem a partir de 2024. O centro irá partilhar o espaço com o atual hub de tecnologia de onde neste momento são produzidos tabliers e em breve portas para modelos. Rolls-Royce, entre outros elementos.
A unidade estará distribuída numa área de operação de 8.442 m2, onde baterias para veículos elétricos e outros componentes do sistema elétrico poderão ser desenvolvidos e testados nas mais diversas condições, 24 horas por dia, antes da entrada em produção.
De acordo com a informação divulgada em comunicado de imprensa, o investimento de 100 milhões de euros irá centrar-se na adaptação da tecnologia existente para os novos elementos de bancos de teste e na atualização da infraestrutura do edifício principal originalmente concebido como estação de reprocessamento de peças.
Na fase final de implementação desta unidade ficará ainda disponível um novo local para realizar testes a veículos elétricos, submetendo-os a rigorosos testes de vibração, colisão e utilização intensiva ou resistência.
Quando estiver completamente pronto, o novo centro em Wackersdorf será um dos mais avançados em toda a Europa permitindo maior autonomia de todo o processo de qualidade dos veículos e soluções elétricas do Grupo BMW.