Mobilidade

BMW anuncia nova fábrica de baterias para veículos elétricos

Investimento total da BMW na eletrificação, em Spartanburg, supera os 1,7 mil milhões de dólares
Texto
Nova BMW iFactory em Woodruff, EUA (foto: divulgação)
Nova BMW iFactory em Woodruff, EUA (foto: divulgação)

O Grupo BMW acaba de anunciar a construção de uma nova fábrica de baterias de alta voltagem para veículos elétricos e um investimento sem precedentes na fábrica especializada na produção dos modelos X da marca, nos EUA.

A nova BMW iFactory, um investimento de 700 milhões de dólares (€641 milhões) ocupa uma zona com cerca de 100 hectares em Woodruff, e irá fornecer a unidade de Spartanburg com a sexta geração de baterias para os veículos ali produzidos. O projeto, situado no estado da Carolina do Sul (EUA) vai criar mais de 300 novos empregos.

Spartanburg é a principal fábrica de onde saem os modelos BMW X, e recebe um investimento de mil milhões de dólares (€916 milhões), para melhorar e preparar as linhas de produção para veículos elétricos, conforme a marca anunciou o ano passado.

bmw - away
Fábrica BMW especializada nos modelos X em Spartanburg (foto: divulgação)

Tecnologia sustentável na nova fábrica de baterias BMW

A iFactory de Woodruff terá alto compromisso em termos de sustentabilidade, estando previsto operar a 100% com energia de fontes renováveis, incluindo no planeamento a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, luzes LED inteligentes com sensores de movimento e aplicação de tecnologia de redução de consumo e eficiência energética.

Mas há mais, a unidade de Woodruff não necessita de abastecimento de água, pois irá proceder à recolha de água da chuva e introduzi-la nas necessidades. Também em projeto está a utilização de processos de captura de dióxido de carbono com injeção direta na estrutura a nível molecular, assegurando assim maior resistência estrutural ao mesmo tempo que beneficia a pegada ecológica.

bmw - away
A BMW tem em Parsdorf na Alemanha um centro de competências de baterias (foto: divulgação)

Estratégia de eletrificação local

Para além desta nova iFactory o Grupo BMW tem já em curso uma operação com a AESC, uma empresa que está a construir uma gigafábrica com capacidade de 30 GWh, em Florence (Carolina do Sul), e que irá fornecer baterias cilíndricas de iões de lítio, especialmente desenhadas para a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. Este novo formato de bateria deverá aumentar a densidade energética em 20% e melhorar a autonomia e velocidade de carregamento em até 30%.

Com estas novas unidades a funcionar em pleno e as ações combinadas do grupo no que respeita à sustentabilidade e economia circular, a BMW quer reduzir a pegada ecológica da produção associada às baterias em até 60%.

No seguimento da estratégia e compromisso com a descarbonização, em Spartanburg, um novo centro técnico de treino tendo vindo a formar mais de 11 mil colaboradores para os preparar para o futuro eletrificado e para nova geração de modelos X 100% elétricos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Jogos Olímpicos de Paris vão contar com 500 Toyota Mirai
Hidrogénio e biocombustíveis avançam em projeto da Galp para Sines
Dicas AWAY: Como arrumar louça na máquina de lavar