O Grupo BMW acaba de anunciar a construção de uma nova fábrica de baterias de alta voltagem para veículos elétricos e um investimento sem precedentes na fábrica especializada na produção dos modelos X da marca, nos EUA.
A nova BMW iFactory, um investimento de 700 milhões de dólares (€641 milhões) ocupa uma zona com cerca de 100 hectares em Woodruff, e irá fornecer a unidade de Spartanburg com a sexta geração de baterias para os veículos ali produzidos. O projeto, situado no estado da Carolina do Sul (EUA) vai criar mais de 300 novos empregos.
Spartanburg é a principal fábrica de onde saem os modelos BMW X, e recebe um investimento de mil milhões de dólares (€916 milhões), para melhorar e preparar as linhas de produção para veículos elétricos, conforme a marca anunciou o ano passado.
Tecnologia sustentável na nova fábrica de baterias BMW
A iFactory de Woodruff terá alto compromisso em termos de sustentabilidade, estando previsto operar a 100% com energia de fontes renováveis, incluindo no planeamento a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, luzes LED inteligentes com sensores de movimento e aplicação de tecnologia de redução de consumo e eficiência energética.
Mas há mais, a unidade de Woodruff não necessita de abastecimento de água, pois irá proceder à recolha de água da chuva e introduzi-la nas necessidades. Também em projeto está a utilização de processos de captura de dióxido de carbono com injeção direta na estrutura a nível molecular, assegurando assim maior resistência estrutural ao mesmo tempo que beneficia a pegada ecológica.
Estratégia de eletrificação local
Para além desta nova iFactory o Grupo BMW tem já em curso uma operação com a AESC, uma empresa que está a construir uma gigafábrica com capacidade de 30 GWh, em Florence (Carolina do Sul), e que irá fornecer baterias cilíndricas de iões de lítio, especialmente desenhadas para a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. Este novo formato de bateria deverá aumentar a densidade energética em 20% e melhorar a autonomia e velocidade de carregamento em até 30%.
Com estas novas unidades a funcionar em pleno e as ações combinadas do grupo no que respeita à sustentabilidade e economia circular, a BMW quer reduzir a pegada ecológica da produção associada às baterias em até 60%.
No seguimento da estratégia e compromisso com a descarbonização, em Spartanburg, um novo centro técnico de treino tendo vindo a formar mais de 11 mil colaboradores para os preparar para o futuro eletrificado e para nova geração de modelos X 100% elétricos.