Mobilidade

Veículos elétricos BMW vão conseguir estacionar sozinhos

Marca aposta no desenvolvimento de um sistema de estacionamento autónomo próprio
Texto

A BMW está a desenvolver um sistema de estacionamento autónomo que muito em breve poderá ser experimentado nos veículos elétricos da marca. O projeto da marca de Munique, realizado em conjunto com o fabricante de componentes para automóveis Valeo, inclui sensores avançados nos veículos e serviços baseados em infraestruturas.

A implementação do sistema de estacionamento totalmente autónomo nos modelos da BMW poderá acontecer em simultâneo com a introdução de uma nova plataforma especificamente criada para modelos elétricos, prevista para 2026.

A informação foi avançada, em comunicado de imprensa, por Nicolai Martin, vice-presidente da BMW, que deixou no ar a possibilidade desta nova funcionalidade ser um serviço cobrado à parte e de poder estender-se a modelos da marca que usem outras plataformas.

BMW iX - AWAY
O BMW iX é um dos modelos com capacidade de estacionamento automático (foto: captura vídeo)

O sistema irá funcionar com base na conexão ao veículo elétrico através de uma aplicação específica que permite dar a ordem de estacionamento e inclusive de carregamento elétrico no local de parqueamento, se assim disponível.

Alguns modelos atuais da BMW, como série 7 e o elétrico iX, têm a capacidade de executar eles próprios manobras de estacionamento, mas obrigam a que o condutor esteja perto do automóvel.

Estacionamento autónomo - AWAY
O estacionamento é controlado através de aplicação específica (foto: divulgação)

A evolução deste sistema para um de estacionamento totalmente autónomo é semelhante ao que a Mercedes e a Bosch já colocaram em prática num parque do Aeroporto de Estugarda, Alemanha. Mas há diferenças na forma como os dois funcionam.

Ao contrário de outros sistemas concorrentes, que dependem da infraestrutura e da computação em nuvem, a BMW e a Valeo vão focar-se no desenvolvimento de um sistema baseado nos próprios veículos, o que é uma vantagem, de acordo com Nicolai Martin da BMW.

BMW iX - AWAY
A Valeo está a desenvolver o sistema de parqueamento automático da BMW (foto: divulgação)

O responsável acredita que o sistema da BMW tem maior potencial para uma adoção mais ampla, uma vez que não depende do desenvolvimento potencialmente desigual de infraestruturas. Ainda assim, é provável que os modelos da marca possam vir a estar habilitados a estacionar autonomamente em parques com diferentes sistemas.

Segundo um responsável da Valeo, depois do sistema estar totalmente desenvolvido, passará a estar disponível para outros fabricantes de automóveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 17 a 23 de junho
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante