Sustentabilidade

Começa a guardar esta fruta junto com as batatas e vais ver que elas deixam de grelar tão depressa

Há um truque para que as batatas durem mais tempo sem grelar. Vê aqui o que deves fazer
Texto
Batatas (foto: Pixabay)
Batatas (foto: Pixabay)

As batatas são um alimento extremamente versátil e com excelente valor nutritivo, por isso não é de estranhar que sejam utilizadas em muitas cozinhas de todo o mundo. Apesar de serem um alimento resistente, é comum que comecem a grelar, o que pode estragar o seu sabor e a sua textura. Nestes casos, em vez de serem consumidas, acabam no lixo.

A boa notícia é que pode ser muito fácil retardar este processo e evitar que grelem. O site El Economista partilha um truque muito simples para garantir que as batatas duram mais tempo: armazená-las com maçãs.

As maçãs emitem um gás que ajuda a inibir a germinação das batatas. Começa a guardar esta fruta junto com as batatas e vais ver que os tubérculos duram mais tempo.

No entanto, esta não é a única forma de aumentar a durabilidade das batatas. O site partilha cinco boas práticas para evitar que as batatas grelem.

1. Guardá-las num lugar fresco e escuro
A luz e o calor podem acelerar o processo de germinação das batatas, sendo por isso importante afastá-las dos raios solares. Guarda-as num sítio escuro, fresco e bem ventilado.

2. Evitar a humidade
A humidade pode fazer com que as batatas apodreçam mais rapidamente. Armazena-as num local seco e garante que a taça ou saco onde estão não tem humidade.

3. Não as lavar antes de as armazenar
Mesmo limpando bem, é normal que fique alguma humidade depois de as lavar, o que vai fazer com que as batatas se deteriorem mais depressa. Opta por lavá-las apenas quando as fores cozinhar.

4. Inspecioná-las regularmente
Para garantir que não acabas com imensas batatas estragadas, vai vendo se alguma está a ficar estragada ou a grelar e deita-as fora.

5. Guardá-las longe de outros produtos
Se tens por hábito guardar as batatas junto com cebolas e alhos, recomendamos que deixes de o fazer. Os tubérculos têm tendência para armazenar odores e cheiros, o que vai impactar o seu sabor.

Segue estas dicas e vais ver que as tuas batatas duram muito mais tempo, mantendo o sabor e a textura que tanto aprecias.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa