A marca de autocarros Iveco Bus e a Hyundai Motor Company acabam de desvendar na exposição Busworld, em Bruxelas, o novo E-Way H2 um autocarro a hidrogénio alimentado com um avançado sistema de pilha de combustível.
O novo autocarro E-Way H2, resulta da parceria entre a Iveco Bus e a HTWO, divisão comercial de hidrogénio do Grupo Hyundai Motor Company e está pensado para trajetos urbanos, tendo 12 metros de comprimento, piso rebaixado e opção por duas ou três portas de acesso, podendo acomodar até 115 passageiros.
O E-Way H2 está equipado com um motor elétrico traseiro Siemens Elfa 3 de 310 kW, acoplado a um conjunto de baterias de iões de lítio FPT Industrial NMC de 69 kW (níquel-magnésio-cobalto), que atuam como extensor, em modo híbrido, permitindo poupanças do combustível principal dos quatro depósitos, com capacidade combinada de 7,8 Kg de hidrogénio, localizados no tejadilho.
Em condições normais de operação este autocarro zero emissões, com locomoção a hidrogénio e extensor elétrico, tem uma autonomia estimada de até 450 km.
O autocarro E-WAY H2 está equipado com o novo software da Plataforma de Controlo de Veículos Elétricos (eVeCoP - electric Vehicle Control Platform), desenvolvido internamente, para otimizar a estratégia de divisão da energia do hidrogénio e alcançar a máxima eficiência.
De momento ainda não há informações sobre a eventual entrada do E-Way no mercado português.