Mobilidade

Novo autocarro a hidrogénio revelado pela Iveco Bus e Hyundai

Iveco Bus e Hyundai Motor mostraram o novo autocarro a pilha de combustível E-Way H2, fruto da parceria entre as marcas
Texto

A marca de autocarros Iveco Bus e a Hyundai Motor Company acabam de desvendar na exposição Busworld, em Bruxelas, o novo E-Way H2 um autocarro a hidrogénio alimentado com um avançado sistema de pilha de combustível.

O novo autocarro E-Way H2, resulta da parceria entre a Iveco Bus e a HTWO, divisão comercial de hidrogénio do Grupo Hyundai Motor Company e está pensado para trajetos urbanos, tendo 12 metros de comprimento, piso rebaixado e opção por duas ou três portas de acesso, podendo acomodar até 115 passageiros.

O E-Way H2 está equipado com um motor elétrico traseiro Siemens Elfa 3 de 310 kW, acoplado a um conjunto de baterias de iões de lítio FPT Industrial NMC de 69 kW (níquel-magnésio-cobalto), que atuam como extensor, em modo híbrido, permitindo poupanças do combustível principal dos quatro depósitos, com capacidade combinada de 7,8 Kg de hidrogénio, localizados no tejadilho.

autocarro a hidrogénio - away
Autocarro a hidrogénio Iveco Bus E-Way H2 (foto: distribuição)

Em condições normais de operação este autocarro zero emissões, com locomoção a hidrogénio e extensor elétrico, tem uma autonomia estimada de até 450 km.

O autocarro E-WAY H2 está equipado com o novo software da Plataforma de Controlo de Veículos Elétricos (eVeCoP - electric Vehicle Control Platform), desenvolvido internamente, para otimizar a estratégia de divisão da energia do hidrogénio e alcançar a máxima eficiência.

De momento ainda não há informações sobre a eventual entrada do E-Way no mercado português.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável