Energia

Mercedes, Iveco e Volvo em acordo para 150 camiões a hidrogénio

30 milhões de euros vão financiar a operação de 150 veículos pesados e de 8 postos de hidrogénio
Texto
Volvo, Iveco e Mercedes testam hidrogénio como solução (fotomontagem)
Volvo, Iveco e Mercedes testam hidrogénio como solução (fotomontagem)

O hidrogénio surge como uma das melhores soluções para descarbonizar os transportes de mercadorias e passageiros e vários são os projetos que pretendem demonstrar o potencial desta solução.

A iniciativa europeia H2Accelerate Trucks junta Mercedes, Iveco e Volvo em projeto internacional, que pretende fomentar o transporte de mercadorias com a colocação nas estradas de 150 camiões a hidrogénio e a construção de 8 postos de abastecimento.

posto de hidrogénio - away
Posto de abastecimento (foto: H2Accelerate/DR)

O acordo de colaboração H2Accelerate envolve os construtores de veículos pesados Daimler Truck AG, a Volvo Trucks Group e Iveco Group, bem como vários institutos e associações rodoviárias europeias, com coordenação especial do instituto norueguês Sintef e a participação das energéticas Shell, TotalEnergies, Linde e Everfuel.

mercedes - away
A Mercedes já tem camiões a circular com hidrogénio (foto: Divulgação)

Alemanha, Finlândia, Roménia, Itália, Áustria e França são alguns dos países que irão beneficiar deste acordo que irá permitir que 150 camiões pesados de mercadorias e respetivo equipamento de abastecimento sejam testados em condições reais e de forma mais massificada.

camião Volvo - away
Volvo é uma das marcas envolvidas em projeto de teste de hidrogénio (foto: Divulgação)

O projeto H2Accelerate permitirá acesso a financiamento no valor de 30 milhões de euros, concedido pela Clean Hydrogen Partnership para a iniciativa, de forma a que seja possível a presença de veículos de até 44 toneladas de capacidade e autonomia de pelo menos 600 quilómetros, já em meados da presente década.

iveco - away
Iveco terá várias unidades em testes pela Europa (foto: Divulgação)

Os camiões das insígnias da parceria serão entregues a clientes que poderão partilhar dados da experiência e assegurar utilização de hidrogénio verde (apenas de produção sustentável).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Preço dos combustíveis na próxima semana de 22 a 28 de julho
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar