O hidrogénio surge como uma das melhores soluções para descarbonizar os transportes de mercadorias e passageiros e vários são os projetos que pretendem demonstrar o potencial desta solução.
A iniciativa europeia H2Accelerate Trucks junta Mercedes, Iveco e Volvo em projeto internacional, que pretende fomentar o transporte de mercadorias com a colocação nas estradas de 150 camiões a hidrogénio e a construção de 8 postos de abastecimento.
O acordo de colaboração H2Accelerate envolve os construtores de veículos pesados Daimler Truck AG, a Volvo Trucks Group e Iveco Group, bem como vários institutos e associações rodoviárias europeias, com coordenação especial do instituto norueguês Sintef e a participação das energéticas Shell, TotalEnergies, Linde e Everfuel.
Alemanha, Finlândia, Roménia, Itália, Áustria e França são alguns dos países que irão beneficiar deste acordo que irá permitir que 150 camiões pesados de mercadorias e respetivo equipamento de abastecimento sejam testados em condições reais e de forma mais massificada.
O projeto H2Accelerate permitirá acesso a financiamento no valor de 30 milhões de euros, concedido pela Clean Hydrogen Partnership para a iniciativa, de forma a que seja possível a presença de veículos de até 44 toneladas de capacidade e autonomia de pelo menos 600 quilómetros, já em meados da presente década.
Os camiões das insígnias da parceria serão entregues a clientes que poderão partilhar dados da experiência e assegurar utilização de hidrogénio verde (apenas de produção sustentável).