Cidades

IVECO BUS e EasyMile trabalham em autocarro 100% autónomo

Autocarro pode transportar 100 passageiros de forma segura e confortável dentro das cidades
Autocarro autónomo IVECO
Autocarro autónomo IVECO
PUB

A IVECO BUS e a EasyMile juntaram-se para desenvolver um autocarro citadino 100% autónomo. Em comunicado, as marcas informaram que os testes ao protótipo foram concluídos com êxito. Vão começar agora a fase seguinte, operar o autocarro numa cidade, em condições reais.

Os testes foram feitos nas pistas de teste da Transpolis e nas instalações de testes da IVECO BUS e da EasyMile e o veículo foi testado em diferentes estações do ano e condições meteorológicas.

PUB

Este novo autocarro criado no âmbito do programa multiparceiros STAR – Sistema de Transporte Autónomo Rápido tem 12 metros e permite transportar até 100 passageiros em segurança.

PUB

Está equipado com controlos de segurança, software de navegação e com uma solução avançada de gestão de frotas criada pela EasyMile especialmente para veículos autónomos.

O sistema de condução autónoma (ADS) instalado permite ao autocarro estacionar em estações com menos de 10 cm, o que facilita a acessibilidade, especialmente aos utilizadores de cadeiras de rodas. A tecnologia funciona igualmente bem a 40 km/h e testes adicionais mostraram que é também eficaz em velocidades superiores a 70 km/h. O autocarro autónomo tem um sistema que lhe permite antecipar as fases dos semáforos o que garante paragens e arranques suaves, assim como um menor consumo de energia.

PUB

No comunicado, o Diretor Geral da EasyMile, Benoit Perrin, mostra-se satisfeito com a parceria e com o passo que estão a dar ao criar uma nova solução para os transportes públicos.

“A tecnologia autónoma traz uma série de benefícios às operações de autocarros, desde segurança adicional ao estacionamento otimizado ou à melhoria dos serviços a borda para o cliente”.

 

Em 2017, a EasyMile, a Iveco Bus, a Sector, a Traspolis, a ISAR-SUPAERO, a Université Gustave Eiffel, a Inria e a Michilen juntaram-se o âmbito do projeto STAR com o objetivo de desenvolver o primeiro autocarro sem condutor, capaz de funcionar em ambiente normal.

Este é mais um passo para preservar e consolidar a competitividade global da indústria europeia.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2