Atualidade

5 coisas que podes fazer para começar a poupar dinheiro e recursos já hoje

No dia 31 de outubro relembramos a importância de poupar no dia a dia e como podemos começar com pequenos passos
Texto
Poupar dinheiro e recursos (foto: Pixabay/DR)
Poupar dinheiro e recursos (foto: Pixabay/DR)

O Dia Mundial da Poupança celebra-se a 31 de outubro e tem como grande objetivo consciencializar a população para a necessidade de poupar e saber gerir gastos supérfluos. Sabes o que podes fazer para poupar dinheiro e recursos?

Com a crescente crise energética, as ameaças de falta de água e o aumento expressivo da inflação, são vários os vetores de poupança que cada um tem de equacionar diariamente.

pegada ambiental - AWAY
Ao poupares também estás a reduzir a tua pegada ambiental (foto: DR)

Deixamos aqui 5 coisas que podes começar a fazer no Dia Mundial da Poupança e que te ajudarão também a ter um comportamento mais sustentável.

Anda mais de transportes públicos

Deixa de fazer contas se poupas mais dinheiro comprando um carro a gasolina ou adquirindo um veículo elétrico. Onde irás realmente começar a poupar dinheiro é ao deixares o teu carro parado. Poupas dinheiro e ainda ajudas o planeta

Verifica lâmpadas e ligações elétricas em casa

Tens a certeza que precisas de tanta potência nas lâmpadas em casa? E os equipamentos precisam mesmo de ficar em stand by todo o dia? Dá uma vista de olhos e percebe se podes deixar coisas desligadas.

Toma banhos mais curtos

Começa já hoje a reduzir o tempo que demoras a tomar banho. Esta é uma das atividades onde gastas mais água. Se conseguires começar a poupar até 5 minutos de torneira aberta por dia, vais poupar mais de 30 horas de água a correr por ano. Impressionante, não é?

Vai às compras apenas depois de comeres

Quando tens fome e vais ao supermercado é quase certo que compras mais comida e maior quantidade. O truque de poupança é muito simples. Vai apenas às compras depois de almoçares ou jantares. Vais ver que irás comprar menos quantidade de comida e alguma nem te fará falta.

Guarda 3 euros todos os dias

Sabemos que a inflação está a dar-te muitas dores de cabeça, mas deixamos aqui um último desafio de poupança: guarda todos os dias 3 euros num jarro ou pote em casa.

Pode parecer pouco, mas ajudamos-te numa conta rápida e dizemos-te já que irás chegar ao final de um ano com um pouco mais de 1000 euros. Pode ser o valor que precisas para fazer face a um gasto inesperado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal