Energia

Gastas muito dinheiro com férias? Aproveita para poupar na conta da luz

Férias costumam significar mais gastos. Mas estar fora pode ser uma oportunidade para poupar na eletricidade. Sabe como
Texto

Agosto é o mês de férias para grande parte dos portugueses. É por esta altura que a maioria goza a tão aguardada pausa de verão, o que implica, já se sabe, alguns gastos extra.

Sejam as viagens, as estadias, ou as refeições, é assumido que nesta altura a conta bancária é mais “pressionada”. Mas estar fora de casa é também uma boa oportunidade para poupar na fatura da eletricidade. Não sabes como? Então acompanha as dicas sugeridas pela Selectra, empresa especialista em tarifas de luz e gás

Estar ausente de casa no maior período das férias significa que, naturalmente, a conta de eletricidade vai baixar. Mas a poupança poder ser ainda maior se forem adotadas algumas medidas proativas. A começar por não deixar os aparelhos elétricos em modo standby.

Aparelhos mesmo desligados podem continuar a gastar

A televisão, a tv box, ou um aparelho semelhante podem estar desligados, mas isso não significa que não estejam a consumir eletricidade. Deixá-los em modo standby é não só desperdiçar energia como dinheiro. Por isso, o melhor a fazer é desligar os equipamentos da tomada. Só assim se garante que não há qualquer consumo.

Já o frigorífico é obrigatório ficar ligado, por muito poucos alimentos que contenha. E é provável que sejam mesmo poucos quando se está prestes a ir de férias. Mas há um ajuste que se pode e deve fazer: a regulação da temperatura. Menos alimentos para refrigerar e a porta sempre fechada são uma boa oportunidade para ajustar a temperatura do frigorífico para um valor mais elevado e, assim, diminuir o seu consumo.

O teu sistema de aquecimento de água funciona através de um termoacumulador (ou cilindro, como também é vulgarmente designado)? Então para quê deixá-lo ligado, a consumir eletricidade, se não vai estar presente? A Selectra sugere que o desligues da tomada, o que te pode trazer uma poupança de 25% na fatura da eletricidade.

Eletrodomésticos podem ser desligados no quadro

Apagar parcialmente o quadro elétrico também é uma boa opção quando se está fora e é a melhor forma de garantir que alguns aparelhos ou eletrodoméstico não ficam a consumir energia. Equipamentos como o ar condicionado ou o forno podem ficar em modo standby, logo a consumir, e a única forma de os desligares é mesmo no quadro.

Por último, a Selectra deixa um conselho sobre a tarifa de energia, a sua área de especialidade. De acordo com a empresa, a tarifa de energia contratada para a habitação principal pode não ser a mais indicada para uma casa de férias. Assim, recomenda a consulta de uma equipa especializada que pode ajudar a procurar qual é a comercializadora do mercado que oferece as melhores condições.

(Fotos: Pexels/ Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos