Atualidade

Portagens aumentam e classe 1 na ponte 25 de Abril pode custar 2,10 euros

A decisão pode estar nas mãos do Governo mas se nada foi feito vêm aí fortes aumentos nas portagens
Texto
Portagens Ponte 25 de Abril (Foto: DR)
Portagens Ponte 25 de Abril (Foto: DR)

Se o Governo nada fizer a concessionária Lusoponte prepara aumentos nas portagens das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama da ordem dos 9,3%, já a partir de 1 de janeiro. A AWAY já tinha deixado aqui o alerta para o aumento das portagens em 2023.

De acordo com o jornal digital Eco, a Lusoponte irá propor ao Governo as subidas nas tarifas a partir da taxa de inflação homóloga, registada em setembro e que foi avançada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Assim, na ponte 25 de Abril, os veículos ligeiros classe 1 poderão pagar mais 20 cêntimos, subindo para 2,10 euros a partir de 1 de janeiro.

Já na ponte Vasco da Gama o aumento é ainda mais expressivo com uma subida para os ligeiros classe 1 de 25 cêntimos para 3,15 euros, de acordo com as contas apresentadas pelo Eco.

Ainda de acordo com a fonte citada, nas restantes concessionárias de autoestradas a proposta de subida das tarifas de portagem irá depender do índice homólogo de preços no consumidor registado em outubro.

A decisão pode estar ainda do lado do Governo que poderá propor medidas compensatórias... mas se nada for feito este é o cenário mais provável.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal