Mobilidade

Preço das portagens sobe em 2023 a reboque do aumento da inflação

As portagens integram o leque de situações cuja atualização está indexada à inflação
Texto
Portagens Ponte 25 de Abril (Foto: DR)
Portagens Ponte 25 de Abril (Foto: DR)

O preço das portagens deverá será atualizado no próximo ano de 2023 acompanhando a subida prevista da inflação depois de dois anos sem qualquer aumento.

Em declarações à Lusa, o economista João Duque, afirma que “Não tenho dúvidas que se devem atualizar [as portagens] em função com a inflação, tendo em conta que os salários também serão atualizados em linha com a inflação".

Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), João Duque salienta que o “problema da inflação, quando ajusta historicamente, não tem importância”, ou seja, se no próximo ano, os salários aumentarem em linha com a inflação, faz todo o sentido que as portagens também aumentem na mesma ordem de grandeza.

As portagens integram o leque de situações cuja atualização está indexada à inflação, com a fórmula prevista na lei a estabelecer que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data-limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

Falta apenas saber se os salários sobem também a acompanhar a inflação.

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal