Energia

Supertorre de energia eólica com 199 m será mais alta que Ponte 25 de Abril

Mais alta do que a Ponte 25 de Abril e com pás a rodar bem acima disso a empresa Vesta prepara uma superestrutura de energia éolica
Texto
Energia eólica Vestas (Fotos: Divulgação)
Energia eólica Vestas (Fotos: Divulgação)

A companhia dinamarquesa especializada em energias renováveis Vestas anunciou na passada semana a mais alta torre de energia eólica do mundo, alguma vez instalada em terra. Irá ter o aerogerador montado a uns impressionantes 199 metros de altura.

Para teres uma ideia da dimensão, se esta estrutura fosse hipoteticamente instalada em Alcântara, em Lisboa, a turbina de energia eólica, montada no topo da torre, estaria cerca de 10 metros acima do ponto mais alto da Ponte 25 de Abril e as pás a rodar superariam o topo da Serra de Monsanto.

Aerogerador Vestas em Macarthur na Austrália (Foto: Direitos Reservados)

O crescimento dos parques eólicos tem sido exponencial e em zonas offshore, em mar alto, já existem turbinas posicionadas em altura superiores. É o caso da General Eletric que possui a Haliade-X, com uma torre de 260 metros de altura e pás com 107 metros de diâmetro.

A Vestas afirma que este tipo de estrutura é particularmente importante em países europeus onde o espaço não é abundante e, desta forma, é possível otimizar o investimento em altura maximizando a produção de energia verde.

As primeiras unidades deverão recorrer a um aerogerador capaz de produzir 7.2 mega-watts (MW), irão ter como destino a Alemanha e a Áustria e poderão entrar em funcionamento em 2025.

(Fotos: Vestas)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias