Atualidade

Governo dá €7,5 milhões à Águas de Portugal para renovar e eletrificar frota

Metas do Acordo de Paris são a justificação do executivo para a alocação da verba destinada à renovação da frota automóvel
Texto
Renovação da frota da Águas de Portugal (Foto: Myenergi/ Unsplash)
Renovação da frota da Águas de Portugal (Foto: Myenergi/ Unsplash)

São 7,5 milhões de euros destinados à renovação da frota para automóveis eletrificados do Grupo Águas de Portugal. A verba é proveniente do Fundo Ambiental e a sua alocação já foi aprovada em Conselho de Ministros e publicada no Diário da República.

O processo de renovação da frota automóvel das empresas do grupo tem em vista a preocupação ambiental e por isso a opção recaiu no sistema de aluguer de longa duração de veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos, o que justifica o apoio do Fundo Ambiental.

O investimento em novos veículos para o Grupo Águas de Portugal irá ser realizado de forma faseada, já que a medida prevê um teto anual de 630 mil euros em 2022, 3,18 milhões em 2023 e 3,71 milhões em 2024.

Aqueduto - AWAY
Aqueduto das Águas Livres (Foto: Biblioteca De Arte/ Flickr)

O Governo justifica estes apoios com as metas definidas no Acordo de Paris, onde é mencionado o objetivo de conter o aumento da temperatura global e o compromisso de Portugal em reduzir os gases de efeito estufa em 85% a 90% até 2050, em comparação com 2005.

Em 2021, a frota automóvel das Águas de Portugal consumiu mais de 2,8 milhões de litros de combustíveis, entre gasóleo e gasolina. A aquisição da nova frota eletrificada tem por objetivo reduzir significativamente este número.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Barco à vela produzido com algas e plástico reciclado inspira o futuro
Comer carne ou ser vegan? Qual a dieta com menos emissões de carbono?
Limitar o aquecimento global a 1,5ºC parece tarefa impossível diz novo estudo