Atualidade

Inclusão social: EPAL aposta em novo serviço gratuito para clientes cegos

Além do serviço de leituras, EPAL passará a avisar clientes com deficiência visual, via telefone, sobre cortes programados de água
Texto
Novo serviço da EPAL para pessoas com deficiência visual (foto: Pixabay)
Novo serviço da EPAL para pessoas com deficiência visual (foto: Pixabay)

A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, que é responsável pelo abastecimento na cidade de Lisboa, quer ser mais inclusiva e vai passar a disponibilizar gratuitamente um serviço que facilita o envio de contagens para pessoas com deficiência visual.

O waterbeep é um serviço com valor acrescido que faz a leitura do contador de água, enviando-a automaticamente para a EPAL. Para clientes com deficiência visual, este será gratuito.

Serviço é gratuito para pessoas cegas - AWAY
Serviço é gratuito para pessoas com deficiência visual (foto: Unsplash)

Desta forma, os clientes cegos conseguem acompanhar de forma mais simples os seus consumos, controlando os gastos e evitando os acertos de faturas de cada vez que é feita uma contagem no local.

Além deste serviço, os clientes cegos passam agora a ser identificados como “Sensíveis” pela EPAL, o que garante que são contactados via telefone sempre que forem previstas suspensões programadas no abastecimento.

Estas iniciativas da empresa de águas surgem no âmbito de um conjunto de medidas de Responsabilidade Social que têm sido implementadas ao longo dos anos.

Em 2006, uma parceria com a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal levou a que a EPAL passasse a emitir faturas de água em Braille para clientes com deficiência visual. Em 2019, fez uma parceria com a Serviin – Portal do Cidadão Surdo para atendimento em Língua Gestual Portuguesa através de videochamada.

A empresa de águas da capital portuguesa tem também partilhado conteúdos sobre consumo sustentável de água em Braille, Língua Gestual Portuguesa e em escrita pictográfica, esta última, resultado de uma parceira com a APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal