Atualidade

Incêndios e muito calor: Portugal com 16 distritos em alerta vermelho

Portugal continental está desde segunda-feira em situação de contingência e há o risco de incêndios rurais
Texto
Incêndios (Foto: Unsplash)
Incêndios (Foto: Unsplash)

Portugal vive uma situação de exceção com um período muito longo de seca que nos últimos dias tem vindo a ser agravado com temperaturas elevadas. Por isso, e face ao perigo de incêndios, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dezasseis dos 18 distritos de Portugal continental, em aviso vermelho.

O alerta emitido para hoje, quarta-feira, dia 13 de julho, é o mais grave, devido ao tempo quente e o IPMA acrescenta que mais de uma centena de concelhos estão em perigo máximo de incêndio rural.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00:00 de quinta-feira sob aviso vermelho devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vermelho corresponde a “uma situação meteorológica de risco extremo”.

Mais a norte o distrito de Viana do Castelo e, mais a sul, o distrito de Faro escapam ao vermelho, mas estão sob aviso laranja e amarelo, respetivamente, até às 18:00 de quinta-feira, também por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Quase todos os concelhos dos 18 distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo máximo ou muito elevado de incêndio rural.

Na previsão diária o IPMA estima que “nos dias 13 e 14 de julho possa ocorrer, em alguns em especial no Alentejo e Vale do Tejo, onde se poderão registar valores da ordem de 46°C, e no nordeste transmontano, com valores entre 40 e 44°C.”

Também a noite não será fácil pois, irá manter-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até à noite dos dias 14 para 15", refere ainda aquele organismo em comunicado.

Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média.

Portugal continental está desde segunda-feira em situação de contingência e há o risco de incêndios rurais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal