Atualidade

Vaga de frio leva Metro de Lisboa a abrir estações para pessoas sem-abrigo

Metropolitano de Lisboa vai deixar cinco estações de metro abertas durante a madrugada para pessoas sem-abrigo
Texto
Metro de Lisboa - estação Rossio (Foto: AWAY/ DR)
Metro de Lisboa - estação Rossio (Foto: AWAY/ DR)

Para ajudar pessoas sem-abrigo a ultrapassar a vaga de frio em segurança, o Metropolitano de Lisboa, em colaboração com as Câmaras Municipais de Lisboa, Amadora e Odivelas, vai deixar abertas cinco estações durante o período noturno de forma a permitir o acolhimento.

A medida começou na madrugada de dia 24 de janeiro, terça feira, e vai ter um período de duração estimado de cinco dias.

As estações que estão abertas para receber as pessoas são as de Santa Apolónia (linhas Azul e Verde), Oriente (linha Vermelha), Rossio (linha Verde), Reboleira (linha Azul) e Senhor Roubado (linha Amarela).

Estação do Oriente - AWAY
Estação do Oriente (foto: J. Lopes/Unsplash)

Desde terça-feira, têm sido criadas condições básicas, sendo seguidas as regras de higiene e segurança impostas pela DGS. Assim, as pessoas têm acesso às instalações sanitárias e a limpeza dos espaços.

Estão também a ser distribuídos gorros e mantas reciclados – produzidos a partir das antigas peças de vestuário de trabalho do Metro de Portugal – para dar algum conforto nas noites frias que se estão a fazer sentir.

Estação da Reboleira - AWAY
Estação da Reboleira é uma das que estará aberta (foto: Jaime Silva/Flickr)

No dia 24 de janeiro, a Câmara Municipal de Lisboa ativou o Plano de Contingência para as pessoas em situação sem-abrigo, algo que normalmente acontece quando as temperaturas mínimas atingem valores iguais ou inferiores a 3ºC durante mais de 48 horas.

Até 29 de janeiro, vai estar a funcionar no Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco o Dispositivo Integrado de Apoio às Pessoas em Situação Sem-Abrigo (DIAPSSA), sendo servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal