Mobilidade

Metro de Lisboa vai crescer e ligar Loures a Odivelas com linha Violeta

Linha violeta de metro de superfície vai ser composta por 19 estações em Loures e Odivelas. Obras arrancam em 2024
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Metro de Lisboa vai ter linha Violeta (foto: Dejan Danailov/Flickr)
Metro de Lisboa vai ter linha Violeta (foto: Dejan Danailov/Flickr)

O Metro de Lisboa está a expandir e vai agora ligar os municípios de Odivelas e Loures a partir de um sistema de metro de superfície. O projeto da chamada linha Violeta vai implicar um investimento de 250 milhões de euros previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com a forma de um “C”, o novo metro de superfície vai circular entre o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado e a Quinta de São Roque, em Loures. Conecta com a estação de metro de Odivelas, na linha Amarela.

A linha Violeta será composta por 19 estações e terá cerca de 13 km de extensão.

De acordo com o Estudo de Impacte Ambiental do projeto, que se encontra em consulta pública, o concelho de Loures será servido por 11 estações ao longo de uma extensão de cerca de 7,4 km. Estarão nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros.

Linha Violeta do Metro de Lisboa - AWAY
Linha terá forma de C e vai ligar Odivelas e Loures (foto: EIA/Metro de Lisboa)

Já em Odivelas vão surgir oito estações a servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças.

A grande maioria das novas estações estarão à superfície, sendo que no concelho de Odivelas estão também planeadas três à superfície e outras duas em trincheiras (semienterradas).

A obra deverá ter início no primeiro trimestre de 2024 e tem uma duração prevista de 30 meses. O metro de superfície deverá começar a circular no segundo semestre de 2026.

Frequência de circulação da linha Violeta do metro

A nova linha Violeta deverá ter 11 comboios em circulação em hora de ponta. O tempo de espera será de 7 minutos para as horas de maior afluência em dias úteis e em época escolar.

Metro de superfície - AWAY
Metro de superfície em Lisboa será semelhante ao do Metro do Porto (foto: Rob Dammers/Flickr)

De acordo com o Estudo de Impacte Ambiental, a volta completa demorará 75 minutos a ser concluída.

Em relação à velocidade de circulação, em ambiente urbano, o metro irá circular a no máximo 50 km/h. Já fora das localidades e em túneis, atingirá os 70 km/h.

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