Depois de ter colocado 18 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao tempo frio até quarta-feira, 25 de janeiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou o aviso até quinta-feira a oito destes distritos.
Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 06h de quinta-feira, 26 de janeiro, devido à persistência das temperaturas baixas.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro mantêm-se sob o mesmo alerta até às 07h de quarta-feira.
Na origem das temperaturas baixas está um anticiclone localizado no norte da Europa, “estendendo-se em crista até ao Atlântico” que transporta "uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica”, explica o IPMA, citado pela Lusa.
Descobre algumas soluções inteligentes que ajudam a poupar na fatura de energia
O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Devido à situação meteorológica, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para os potenciais riscos, em particular para as intoxicações por inalação de gases que podem ocorrer por as casas estarem mal ventiladas enquanto se usam lareiras e braseiras, assim como para incêndios.
Frio e rutura de gás podem reduzir em 27% a oferta
A ANPEC pede cuidado à população, especialmente às pessoas mais vulneráveis, alertando para o risco de piso escorregadio, eventual formação de lençóis de água e gelo e o aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo.