Sustentabilidade

Portugal esgota os recursos naturais de 2022 já este sábado, 7 de maio

De acordo com a Zero, Portugal está a consumir os seus recursos anuais cada vez mais cedo
Texto
Portugal esgota os recursos naturais
Portugal esgota os recursos naturais

Se todo os habitantes do mundo consumissem da mesma forma que os portugueses, os recursos para este ano acabavam já este sábado, dia 7 de maio. A conclusão é apresentada pela organização internacional Global Footprint Network que fez uma análise dos dados sobre a pegada de vários países do mundo.

Se cada pessoa da Terra vivesse como os portugueses eram precisos 2,5 planetas para satisfazer as necessidades de recursos.

A associação ambientalista Zero, parceira da Global Footprint Network, refere que Portugal está a acionar o cartão de crédito ambiental cada vez mais cedo. Em 2021, começou-se a usar os recursos naturais futuros a 13 de maio.

Em comunicado, a Zero alerta que Portugal já há vários anos tem tido dificuldade em fornecer os recursos naturais necessário para suprir as atividades.

Para reverter a situação, a associação propõe que se aposte na agricultura mais sustentável, que se consuma menos proteína animal e que se privilegie na mobilidade suave, elétrica e em transportes públicos.

Pegada ecológica de outros países do mundo

De acordo com a Global Footprint Network, que calcula a pegada ecológica de quase todos os países do mundo, há países em pior situação do que Portugal, tendo alguns começado a usar recursos futuros ainda em fevereiro. Por outro lado, há países que conseguem chegar até aos últimos dias do sem ativar o “crédito ambiental”.

Se todos os habitantes do planeta tivessem uma pegada ecológica como os habitantes do Qatar os recursos para este ano estariam esgotados desde 10 de fevereiro. Se fosse como o Luxemburgo, a data seria 14 de fevereiro.

Em contrapartida, se fossemos todos jamaicanos os recursos só acabariam a 20 de dezembro.

No mapa dos países Portugal surge a acabar os recursos a 7 de maio, apenas um dia após o Japão, e antes de países como a Espanha, a Suíça ou o Reino Unido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade