Sustentabilidade

Portugal focado na preservação e respeito pela água. Descobre algumas ações

O dia 22 de março celebra-se com várias ações e campanhas que sensibilizam para a importância de preservar água em todo o país
Texto
Dia Mundial da Água em Portugal
Dia Mundial da Água em Portugal

Para assinalar o Dia Mundial da Água, que se celebra hoje pelo 30.º ano depois de ter sido proclamado pelas Nações Unidas, há várias ações um pouco por todo o país que convidam a utilizar de forma mais consciente a água, este bem essencial que se torna cada vez mais escasso.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas criou uma iniciativa que desafia os portugueses a fechar a torneira das 22h às 23h. A H2OFF ocorre pelo segundo ano consecutivo e pretende alertar para a importância da proteção da água através de comportamentos mais conscientes.

Outra ação que vale a pena referir é a #WaterOfTheFuture que junta Portugal a Cabo Verde e a mais setes países da União Europeia. Aqui os jovens são o foco e são convidados a ter um papel ativo para combater a escassez da água, alertando sociedade e decisores políticos para este problema.

A capital portuguesa dá hoje mais um passo para se tornar mais sustentável e respeitadora da água, dando início ao projeto de rega de parques e jardins da cidade com água reutilizada, que começa na zona norte do Parque das Nações. A cerimónia “Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra” contará com a participação do ministro do Ambiente e Ação Climática.

O 9.º Fórum Mundial da Água, que terá o tema “Segurança da Água para a Paz e o Desenvolvimento”, decorre esta semana em Dacar, no Senegal. O evento internacional conta com a presença portuguesa que enviou uma delegação e que tem um pavilhão na zona de exposições.

Estas são apenas algumas das ações que ocorrem durante o dia de hoje. Um pouco por todo o país, vão haver conferências, palestras e seminários e exposições para celebrar o Dia Mundial da Água que em 2022 tem como tema “Águas subterrâneas – tornando o invisível visível”.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal