Atualidade

Fevereiro de 2024 foi o mais quente dos últimos 93 anos em Portugal

Valor médio da temperatura do ar foi 2,55 graus acima do normal
Texto
Tecnologia para refletir sol (foto: Jonathan Borba/Unsplash)
Tecnologia para refletir sol (foto: Jonathan Borba/Unsplash)

As temperaturas continuam a atingir valores anormalmente altos para a época do ano. O mês de fevereiro deste ano foi o mais quente desde 1931, em Portugal continental. O valor médio da temperatura do ar foi 2,55 graus Celsius superior ao dito normal. 

De acordo com o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), fevereiro foi considerado como extremamente quente em relação à temperatura do ar, e chuvoso em relação à precipitação. 

Em fevereiro, registou-se uma temperatura média do ar de 12,47ºC, 2,55 graus superior ao normal. Ainda assim, um valor inferior ao da média europeia de 3,3 graus acima de fevereiros anteriores.

Quanto ao valor médio da temperatura máxima do ar, a do segundo mês de 2024 foi a segunda mais alta desde 1931 e, nas mínimas, foi a quinta mais alta deste 1931 e a segunda desde 2000.

No início de março, o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus, revelou que o mês de fevereiro foi o mais quente a nível mundial desde que há registos.

Desde junho de 2023 que todos os meses se têm batido o recorde histórico mensal de temperatura.

Seca em Portugal

O Boletim Climatológico do IPMA refere igualmente que em fevereiro e no que diz respeito à percentagem de água no solo, houve um aumento dos valores, em especial na região Norte e Centro.

No último dia de fevereiro, 14% do território estava em seca meteorológica, 14% em seca fraca e 0,2% em seca moderada. Na classe normal estava 43,7%, enquanto 32% em chuva fraca e 10,1% em chuva moderada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade