Sustentabilidade

Há insetos esmagados no meu hambúrguer. Mas está tudo bem

Da próxima vez que abrires o menu de refeições a bordo no avião poderás ter uma opção que inclui grilos e não só
Texto
Molho de insetos esmagados (Fotos: Cortesia Zipair)
Molho de insetos esmagados (Fotos: Cortesia Zipair)

Estás verdadeiramente preocupado com o planeta e pensas seriamente em alterar os teus hábitos alimentares em prol da sustentabilidade? Pois bem, a Zipair pensou em ti e passou a incluir no menu de refeições a bordo duas opções que tem como base, isso mesmo, insetos esmagados.

A Zipair é uma companhia aérea japonesa sediada no aeroporto de Narita e parece empenhada em levar muito a sério os compromissos de desenvolvimento sustentável. Nesse sentido inclui agora no menu hambúrgueres e esparguete com molho de grilos.

Os insetos nutritivos são uma fonte de alimento mais sustentável do que carne bovina, suína ou de frango, e a medida é uma resposta à previsão da ONU de escassez de alimentos de origem animal.

Esparguete com camarão, vieiras e lulas com molho de grilos esmagados (Foto: Zipair)

Assim, o menu de refeições a bordo da Zipair, desenvolvido por dois chefs especializados em refeições com insetos, passou em julho a incluir hambúrguer de pimenta com tomate e esparguete com camarão, vieiras e lulas, ambos com molho de grilos comestíveis esmagados.

Estes pratos são considerados gourmet no menu diário, tem que ser pedidos no momento, para minimizar o desperdício alimentar, e têm um custo de 1500 ienes (cerca de 10 euros).

A Zipair, que opera entre o Japão e os Estados Unidos da América, está a colaborar com a empresa de tecnologia de alimentos Gryllus para servir estas refeições incomuns – e as autoridades dizem que não houve reclamações até agora.

No seu site, a empresa diz que a sua filosofia é criar uma “nova harmonia” que ajude a resolver o problema do desperdício de proteínas, desenvolva um ciclo alimentar global e forneça alimentos saudáveis.

Cientistas também já estudam combustível produzido a partir de moscas para ser mais sustentável

Tradicionalmente, os grilos são servidos como petiscos no Japão rural e a Gryllus está a estudar este recurso em todo o seu potencial.

Criar grilos é amigo do ambiente, afirma a empresa. Os insetos exigem muito pouca terra, água ou matéria-prima, enquanto a taxa de conversão alimentar – a relação entre o peso ganho e a ração consumida – é muito superior à de suínos, bovinos de corte ou frangos.

De acordo com a empresa, aranhas grandes, traças, cigarras e até baratas estão na calha para integrar as próximas ofertas.

Estão prontos para a experiência?

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal