Sustentabilidade

Tapete verde regado com água sustentável para receber o Papa

Águas do Tejo Atlântico fornecem água residual tratada para a rega do relvado em frente ao Altar-palco
Texto
Relvado com água reciclada da Águas do Tejo Atlântico (foto: divulgação)
Relvado com água reciclada da Águas do Tejo Atlântico (foto: divulgação)

Quando o Papa Francisco celebrar a Missa de Envio da Jornada Mundial de Juventude terá à sua frente um bem cuidado e mais sustentável tapete verde regado com água reciclada.

A Fábrica de Água (Estação de Tratamento de Águas Residuais - ETAR) de Beirolas, gerida pela Águas do Tejo Atlântico, está a produzir água reciclada (água+), com qualidade licenciada (água residencial tratada para reutilização Classe A), para a rega do relvado em frente ao Altar-palco.

O tapete verde ou relvado, do nomeado Campo da Graça no Parque Tejo junto ao rio Trancão, terá assim características mais sustentáveis, em linha com as preocupações ambientais já por diversas vezes manifestadas pelo Papa Francisco.

Esta rega com água reciclada reforça a importância das iniciativas sustentáveis e de projetos “circulares” que promovam uma utilização responsável da água e contribuam para a mitigação das alterações climáticas, em especial no que concerne à gestão do bem hídrico.

tapete verde - away
Imagem alusiva à promoção da iniciativa (foto: divulgação)

A Fábrica de Água de Beirolas, localizada atrás do Altar-palco é uma das quatro infraestruturas que irão garantir o adequado tratamento ao elevado caudal incremental (esgotos) produzidos pelos milhares de peregrinos e visitantes que enchem Lisboa e Loures por estes dias.

Ao longo de mais de um ano, a Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa já pouparam 578.400 m3 de água potável, graças à utilização consciente e valorização das águas residuais tratadas.

Atualmente a Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa têm em curso vários projetos de rega de parques e jardins verdes com água+ (designação registada que identifica água para reutilização), tendo conquistado o “Water Europe Awards” com o projeto “Rega sustentável com água+ no Parque das Nações”, na categoria “Prémio de Tecnologias e Infraestruturas de Água”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabes quais são os equipamentos elétricos com maior impacto ambiental?
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma