Energia

Painéis de energia solar cobrem tanque de tratamento de águas em ETAR

ETAR da Indaqua em Santa Maria da Feira tem 223 painéis de energia solar, 99 deles sobre vala de oxidação
Texto
Energia solar em ETAR da Indaqua
Energia solar em ETAR da Indaqua

A Indaqua, empresa de abastecimento de água e de saneamento, tem apostado na produção de energia solar. Na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, a empresa rentabilizou o pouco espaço disponível e instalou painéis fotovoltaicos sobre as valas com água.

Só este ano, dos 156 painéis solares colocados na ETAR, 99 estão sobre a vala de oxidação, os espaços ovais a céu aberto onde se pode ver as águas residuais em tratamento.

Os 99 painéis fotovoltaicos ocupam uma área de 321 m2 e têm potência de 53 quilowatts (kW), produzindo energia solar equivalente ao consumo energético de 18 famílias. Permitem também a redução da emissão de 22 toneladas de CO2 por ano.

Painéis solares da Indaqua - AWAY
Painéis solares da Indaqua

Esta solução, que a Indaqua salienta ser inovadora no setor, permite não só o aproveitamento eficaz da área para gerar energia renovável, como também diminui a temperatura superficial das águas ao cobri-las, reduzindo a proliferação de odores intensos tão característicos das ETAR.

Atualmente, a ETAR de Argoncilhe tem 223 painéis fotovoltaicos capazes de produzir energia suficiente equivalente ao consumo de 41 famílias.

A Indaqua conta com 1702 painéis solares espalhados pelas instalações de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Matosinhos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano