A Indaqua, empresa de abastecimento de água e de saneamento, tem apostado na produção de energia solar. Na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, a empresa rentabilizou o pouco espaço disponível e instalou painéis fotovoltaicos sobre as valas com água.
Só este ano, dos 156 painéis solares colocados na ETAR, 99 estão sobre a vala de oxidação, os espaços ovais a céu aberto onde se pode ver as águas residuais em tratamento.
Os 99 painéis fotovoltaicos ocupam uma área de 321 m2 e têm potência de 53 quilowatts (kW), produzindo energia solar equivalente ao consumo energético de 18 famílias. Permitem também a redução da emissão de 22 toneladas de CO2 por ano.
Esta solução, que a Indaqua salienta ser inovadora no setor, permite não só o aproveitamento eficaz da área para gerar energia renovável, como também diminui a temperatura superficial das águas ao cobri-las, reduzindo a proliferação de odores intensos tão característicos das ETAR.
Atualmente, a ETAR de Argoncilhe tem 223 painéis fotovoltaicos capazes de produzir energia suficiente equivalente ao consumo de 41 famílias.
A Indaqua conta com 1702 painéis solares espalhados pelas instalações de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Matosinhos.