Sustentabilidade

Hora do planeta: o que é e como podes aderir à iniciativa global

Movimento iniciado em 2007 pela WWF volta a ter expressão com “apagão” a nível global durante 60 minutos
Texto
Luz de velas (foto: T. R. Kumar/ Pexels)
Luz de velas (foto: T. R. Kumar/ Pexels)

Hora do Planeta: já ouviste falar? Provavelmente sim, até porque a iniciativa de âmbito global que acontece a 25 de março já se realiza há 16 anos. Mas sabes verdadeiramente o que é e como podes fazer parte dela? Vamos explicar tudo.

A Hora do Planeta é um movimento da autoria do World Wildlife Fund (WWF) nascido em 2007, em Sydney, Austrália.

O seu objetivo é despertar a consciência das populações e de decisores de todo o mundo para a necessidade de se cuidar da Terra, quer através da realização de pequenos gestos ao alcance de todos, quer pela implementação de políticas de mitigação das alterações climáticas.

Proteger a natureza - AWAY
Proteger a natureza (foto: A. Mazumder/ Pexels)

Para a assinalar, edifícios públicos e privados, monumentos e casas por todo o mundo apagam as luzes durante uma hora, uma vez no ano. Um gesto que se vai voltar a realizar neste sábado, dia 25, às 20h30.

Mais do que apenas apagar as luzes, a WWF desafia municípios, empresas, organizações e os cidadãos a título individual, provenientes dos quatro cantos do mundo, a dedicarem 60 minutos a fazer algo positivo pelo planeta. Um período curto, é certo, mas que a ONG acredita poder fazer a diferença e servir de inspiração a outros para agirem e defenderem mudanças urgentes na gestão do clima.

Alimentação saudável - AWAY
Alimentação saudável (foto: J. Doan/ Pexels)

Uma forma de participares no movimento da Hora do Planeta enquanto cidadão, que a própria WWF te sugere, é mudares os teus hábitos alimentares para, assim, contribuíres para a descarbonização.

“Não precisas seguir uma dieta específica, nem gastar muito dinheiro. Dedica esta hora a cozinhar e comer alimentos saudáveis e deliciosos que são bons para ti e para o planeta” pode ler-se no site dedicado à Hora do Planeta.

A ONG tem em marcha o projeto Eat4change (come para mudar, em tradução livre) cujo propósito é promover a transição para dietas sustentáveis. No respetivo site tens até uma área dedicada a boas práticas que te podem ajudar a comer melhor e a contribuir ativamente para a defesa do ambiente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal