Sustentabilidade

Smartphone da Nokia pode ser reparado em casa com um kit próprio

Novo Nokia G22 foi criado em parceria com iFixit e pode ser facilmente reparado em casa com os kits DIY
Texto

Na década de 2000, quando os telefones passaram a estar na mão de toda a gente, eram resistentes e à prova de tudo. Agora, na era dos smartphones, é precisamente o contrário. Além de serem frágeis, repará-los pode ser uma dor de cabeça.

A HMD Global, dona da Nokia, quer trazer a longevidade de volta e lançou o Nokia G22 em parceria com a iFixit, uma empresa criada para ajudar as pessoas a arranjar os seus gadgets.

Kit Nokia G22 - AWAY
Kit facilita reparação do Nokia G22 (foto: iFixit/Facebook)

O Nokia G22 foi criado para durar. Para tal, tem um design pensado para facilitar o processo de reparação não apenas para a marca, mas acima de tudo para o utilizador. Trocar um ecrã partido, uma bateria estragada ou uma entrada de carregamento danificada é (mais) simples e pode ser feito em casa.

Mas não adianta ser fácil arranjar o Nokia G22 se depois não há peças. É aqui que entra a iFixit que criou guias de reparação e disponibiliza kits com as peças necessárias.

Ao todo, estão disponíveis quatro kits de reparação DIY (Do It Yourself) para troca da entrada de carregamento, da bateria, do ecrã e da capa traseira. Todos vêm com a peça em questão e com as ferramentas necessárias para fazer a reparação. Custam a partir de 19,95 euros.

Nokia G22 - AWAY
É possível trocar bateria, ecrã, parte de trás e entrada de carregamento (foto: iFixit/Facebook)

O facto de ser facilmente reparável faz com que o Nokia G22 seja também mais sustentável já que tem um tempo de vida à partida superior. Mas há um outro elemento neste smartphone que o torna mais amigo do ambiente. A tampa traseira, que surge em azul ou em preto, foi produzida com plástico reciclado. 

O Nokia G22 vai ter updates mensais de segurança durante três anos e dois anos de atualizações do software Android, garante a marca.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos