Sustentabilidade

Dia Nacional da Sustentabilidade será comemorado a 25 de setembro

Processo teve início há cerca de quatro anos e vê agora reconhecimento oficial
Texto
Sustentabilidade (foto: Geralt/Pixabay)
Sustentabilidade (foto: Geralt/Pixabay)

Agora é oficial. Portugal prepara-se para ser dos primeiros países do mundo a celebrar oficialmente o Dia Nacional da Sustentabilidade que será comemorado a 25 de setembro.

A data é relevante pois fica alinhada com a data adotada pelas Nações Unidas - Agenda 2030, tendo sido esse o dia (25 de setembro de 2015) em que foram apresentados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas aprovadas pelos líderes mundiais numa cimeira realizada na sede da ONU, em Nova Iorque.

O Dia Nacional da Sustentabilidade tinha sido uma proposta da Deco Proteste realizada no início de 2020, mas foi em fevereiro de 2021 que a Assembleia da República aprovou um texto final (ver aqui) da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que iria abrir caminho para instituir esta data de forma oficial.

Agora e por resolução do Conselho de Ministros (nº 56/2023 de 9 de junho) fica oficial e formalmente instituído o 25 de setembro, como o Dia Nacional da Sustentabilidade.

Apesar do ano passado, em 2022, ainda não ser uma data oficial, várias entidades e organismos celebraram o dia (como exemplo a ATA – Águas de Portugal).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal