A Escolha do Consumidor, um sistema de avaliação de marcas em Portugal, está a lançar o primeiro selo para identificar quais produtos, serviços ou medidas contribuem ativamente para a sustentabilidade social, ambiental e económica.
O sistema foi criado depois da Escolha do Consumidor ter percebido, através de um inquérito a 520 consumidores em Portugal, que 80% dos inquiridos estão dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais sustentáveis e que todos referem que é muito importante ou importante que as empresas adotem medidas sustentáveis.
Este mesmo estudo analisou também a opinião das pessoas face à criação de um selo de sustentabilidade. Assim, 71% dos inquiridos acredita que as empresas iriam melhorar as suas práticas sustentáveis se houvesse um sistema de qualificação e 64% admitiu que a existência de um selo iria influenciar a sua decisão de compra.
É neste contexto que a Escolha do Consumidor lança o selo Escolha Sustentável. Este sistema de qualificação tem por base uma avaliação realizada pelos consumidores e um painel de especialistas na área da sustentabilidade e pode ser aplicado a produtos, serviços ou medidas.
Todas as empresas nacionais podem submeter a sua candidatura e, caso tenham avaliação acima de 70%, recebem o selo Escolha Sustentável.